Mano do céu! Gastou grana e dinheiro e os resultados foram ridículos? Certamente alguma coisa faltou na sua estratégia de marketing digital.
Mas acredito que aqui você poderá perceber qual foi a cereja que ficou faltando no seu bolo. Vou listar as dicas essenciais para uma estratégia de marketing digital vencedora para qualquer negócio.
Prossiga na leitura!
5 dicas matadoras para estratégia de marketing digital
Segue um resumo do que vem por aí (calma que cada dica será desenvolvida em detalhes abaixo):
- Definição clara de objetivos;
- Estudar seu público-alvo e hábitos de consumo;
- Criar site responsivo e otimizado para mecanismos de busca;
- Usar as redes sociais para alcançar seu público-alvo e interagir com eles;
- Analisar os dados e resultados de suas campanhas.
Claro que cada projeto, cada segmento necessitará de personalização. Acréscimos e exclusões, mas essas dicas representam o bê-á-bá, o arroz com feijão de uma estratégia de marketing digital.
Colocando-as em prática de modo que faça sentido com os dados de sua análise de mercado, chupando o dedo você não vai ficar.
Bora saber mais detalhes dessas dicas de estratégia de marketing digital? Confira os próximos tópicos.
1. O X no mapa: a definição de objetivos
Sem objetivos você não tem rumo e se você não tem rumo pode parar em qualquer lugar. Tipo, numa ilha paradisíaca com 100 virgens e frutos frescos ou na boca de uma aberração marinha.
É meio viver de modo lotérico, sabe? Tem gente que curte, gosta de viver perigosamente, mas em se tratando de negócios, money, marketing digital… nhem, melhor não.
E a forma de evitar não ter nenhum controle sobre seu destino, sobre suas iniciativas na internet é definir objetivos claros.
Os objetivos ajudam a orientar a estratégia de marketing e a mensurar seu sucesso.
Para definir objetivos é necessário seguir os seguintes passos:
- Identificar o que se deseja alcançar com a estratégia de marketing digital. Exemplos: aumento de vendas, geração de leads, aumento de tráfego, fidelização de clientes, etc.
- Estabelecer metas específicas e mensuráveis para cada objetivo, como aumentar as vendas em 20% no próximo trimestre ou gerar 500 novos leads por mês.
- Definir um prazo para alcançar cada meta, estabelecendo um cronograma para a aplicação de cada etapa da estratégia.
- Avaliar os recursos necessários para equipe, orçamento, ferramentas de marketing digital, etc.
- Monitorar e avaliar regularmente o desempenho da estratégia em relação aos objetivos estabelecidos, fazendo ajustes e refinando a abordagem conforme necessário.
Definido o rumo, agora é se voltar para o público.
2. Descobrindo quem vai pagar seus boletos: construção da persona
Na sua estratégia de marketing digital não poderá faltar dados sobre o seu público. Você pode inclusive coletar esses dados junto ao trabalho de definição de objetivos.
É importante estudar o público-alvo porque isso permite entender melhor as necessidades, desejos, comportamentos e características do perfil que pretende atingir, possibilitando a criação de ações de marketing mais efetivas e personalizadas.
Esses estudos têm a função de ajudar na construção da persona, o perfil psicológico do cliente considerado ideal, aquele que demonstra mais propensão para consumir o que a empresa oferece conforme apontado pelos estudos ou pela lógica axiomática.
Existem várias maneiras de coletar dados sobre o público-alvo. É possível utilizar pesquisas online, entrevistas, grupos focais, análise de dados de vendas e redes sociais, entre outras opções.
Ao coletar esses dados, os avalie e organize-os em categorias, destacando tendências e padrões. Isso permitirá que você identifique oportunidades e lacunas em seu mercado.
Essas estruturas de dados possibilitará a criação da persona. Elas ajudam a visualizar o público-alvo e a compreender melhor suas necessidades e desejos.
3. Sua isca no Google: site otimizado para buscas
Criar um site responsivo (adaptado para diversos formatos, inclusive mobile) e otimizado é outra dica a se considerar para sua estratégia de marketing digital.
Um site otimizado (estruturado para ranquear nos resultados de páginas de busca como o Google) oferece as seguintes vantagens:
- Aumenta a visibilidade do negócio nos resultados de busca, impactando no tráfego diário.
- Melhora a experiência do usuário ao se adaptar a diferentes dispositivos, proporcionando experiência mais satisfatória.
- Aumenta a taxa de conversão. Um site responsivo e otimizado pode melhorar a taxa de conversão, pois os usuários conseguem encontrar o que precisam de forma rápida e fácil.
- Fortalece a marca por refletir positivamente na sua imagem, aumentando a confiança do público e melhorando a percepção de valor da empresa.
Ou seja, internet ainda não se resume a redes sociais. Dependendo do seu negócio, um site pode ser a melhor ferramenta para atrair clientes.
Mas não adianta pedir para o João design fazer do jeito que ela acha que tem que ser: tem que atender os critérios para se destacar nos sites de busca.
4. Encontre e interaja do jeito certo com que interessa: redes sociais
Hoje não tem pra onde correr. O povo está nas redes sociais e provavelmente o seu povo deve estar incluído. Então, você terá que entrar nesse mar imenso e disputar os peixes.
E como fazer isso de modo assertivo e eficiente? Vão algumas dicas:
- Criar uma estratégia de conteúdo para cada rede social escolhida, considerando o tipo de conteúdo que é popular nessa plataforma e o que seu público-alvo está procurando.
- Publicar conteúdo regularmente e de alta qualidade usando técnicas de otimização para aumentar sua visibilidade.
- Interagir com seu público-alvo via comentários, mensagens diretas e respostas a perguntas e comentários.
- Usar ferramentas de análise para avaliar o desempenho de suas postagens e ajustar sua estratégia conforme os resultados obtidos.
E agora a dica final e muito importante para incluir na sua estratégia de marketing digital.
5. Analisar se tudo está nos conforme
O que isso quer dizer? Analisar se as estratégias que definiu e aplicou estão dando o resultado esperado. Se estiver, show, maravilha, siga com o plano. Se não estiver, droga, mas calma. O lado bom é permitir identificar que o trem não está funcionando e conseguir mudar de rota para salvar o projeto.
Mas para isso é importante que essa análise seja feita durante os processos e não somente depois da morte da bezerra.
No seu planejamento, defina datas para avaliação de resultados em ocasiões que permita promover ajustes de modo a evitar catástrofes.
Muito trampo? Tem razão…
É, não é tão de boa fazer uma estratégia de marketing digital. Colocar no papel não é tão trabalhoso, mas o todo é complicado. Necessitam-se de uma boa base de dados, planejamento detalhado, produção contínua e volumosa, etc.
Quem não é da área é fácil se embananar ou se estressar com o volume do serviço.
O que muitos empreendedores decidem fazer para evitar essas ciladas é terceirizar o setor de marketing.
Talvez esteja pensando agora: “Vai me empurrar os serviços de uma agência, jabazeiro safado. Esquece, não tenho verba. É muito caro”.
Então, depende do tipo de agência.
A Almaz, por exemplo, é voltada para microempreendedores, pequenas e médias empresas. Ela faz estratégia de marketing digital e aplicações conforme o orçamento do cliente.
Não quer dá uma consultada? De repente você percebe que pode economizar muito tempo, assegurar resultados e não precisar oferecer o rim da sua empresa.
Gostou deste conteúdo sobre dicas para criar uma estratégia de marketing digital? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.