Cansou de ouvir falar sobre gatilhos mentais, mas jamais parou pra saber, afinal, do que se trata ou se realmente funcionam? Que bom que parou aqui comigo, porque escrevi esse material justamente para você!
Para você, que está por fora do tópico “gatilhos mentais”, ou você, procurando ideias, frases de gatilho poderosas para turbinar suas vendas, atrair mais clientes e captar leads.
Bora se aprofundar nos gatilhos mentais?
Prossiga na leitura!
O que são gatilhos mentais (e eles funcionam mesmo?)
Os gatilhos mentais são facilitadores para a tomada de decisão. São termos ou palavras que estimula as pessoas agir por impulso, a fazer escolhas automáticas.
“Entrar no automático” é algo que nosso cérebro faz com frequência. E para economizar energia. Imagine o quanto ele seria exigido se pensássemos profundamente sobre cada decisão?
Por isso, ele costuma estar em stand by, na maior parte do tempo, sendo acionado pra valer somente quando muito requisitado, geralmente em situações de perigo ou de grande repercussão para o nosso futuro.
Esse período de descanso é onde nossos impulsos ganham terreno e nos move a agir no automático, sem pensar muito, apenas seguindo nossos instintos.
Os gatilhos mentais buscam explorar esse período de desatenção cerebral para estimular nossos impulsos em prol de uma determinada ação.
No caso do comércio, consumir.
Os gatilhos mentais exploram nossos instintos primitivos para nos persuadir a tomada de uma ação.
Por exemplo, quando lemos “corre que é por tempo limitado”, o “limitado” nos remete a “escassez”, termo relacionado a “sobrevivência”.
Logo sentimos um impulso para evitar essa situação, a perda de algo importante para o nosso bem-estar.
A palavra “corre” ainda contribui para despertar o sentimento de urgência, atenção, de chamada para ação. “Corre” que algo está prestes a acontecer. O quê? O fim da oferta, o fim do produto, porque é escasso.
50 palavras que são gatilhos mentais poderosos
Agora listarei uma série de palavras que se enquadram como gatilhos mentais. Ou seja, palavras com alta carga simbólica que despertam impulsos primitivos e nos mobilizam a agir por instinto, no automático.
Para facilitar, separei essas palavras por grupos, por características distintas. Confira!
Gatilhos mentais de escassez
Acima, já usei um exemplo desse grupo e explique a lógica de seu impacto na mente das pessoas.
Por isso, me limitarei aqui a destacar algumas palavras de que se enquadram como gatilhos mentais de escassez.
- “Resta apenas mais item no estoque”;
- “Estoque quase acabando”;
- “Último do estoque”;
- “Estoque quase zerado!”.
- “Último item”.
- “Apenas um item no estoque”.
Sempre trabalhe com a ideia de que não há muitos produtos a espera de um cliente, pois isso pode desestimular a compra pela ideia de que é possível adiá-la.
Não, o objetivo é estimular a pessoa a agir agora, nada de deixar para depois. Depois, o pneu do carro fura, surgem goteiras no telhado, alguém adoece, etc.
Tem que estimular a ação imediata, mesmo que precise recorrer a uma mentirinha (ou confia mesmo que sempre há apenas 1 ou 2 itens no estoque das grandes varejistas em relação a determinado produto?).
Gatilhos de urgência
Algumas pessoas confundem com os gatilhos mentais da escassez, mas são bichos diferentes. Escassez trabalha com a ideia de poucas unidades. Urgência usa o caminho do “tempo se esgotando”.
Algumas palavras de gatilhos mentais de urgência:
- “Por tempo limitado”;
- “Última semana!”;
- “Só hoje”;
- “Última oportunidade”;
- “Última chance!”;
- “Promoção acaba em x horas”;
- “Corre que ainda dá tempo!”.
Aqui, a ideia é despertar a urgência no indivíduo, será um risco se adiar a compra, a oferta se esgotará e não terá retorno (ao menos, tão cedo). Esquece esse papo de adiar. Ou vai, ou racha. Se der mole, outro vai pegar o seu lugar.
Novamente, mexe-se com instinto primitivo de sobrevivência, a competição para garantir o seu e sobreviver.
Claro que os gatilhos não são garantia de que a pessoa vai ceder a esses impulsos, mas ela será em algum grau tentada por eles e isso costuma ser o suficiente em muitas situações.
A ideia dos gatilhos é colocar na cabeça da pessoa a possibilidade, fazê-la considerar a hipótese de fazer a ação sugerida.
Há de convir que as chances de ela fazer a ação esperada são maiores quando submetidas a algo que mexe com o seu instinto do que um anúncio que não evoque nenhum tipo de emoção no seu coraçãozinho peludo.
Gatilhos de autoridade
Esse gatilho se aplica ao se construir uma relação de confiança com o consumidor. O cliente precisa enxergar a empresa como uma autoridade, uma referência na sua área de atuação.
De modo que ele pense, se eu precisar de determinado produto ou serviço, vou entrar em contato com esses caras, porque eles são os feras, o Pelé da área, a Brastemp do segmento, etc.
Para conquistar a confiança do seu público você precisa mostrar que sabe. E para mostrar que sabe precisa desenvolver conteúdos, seja em vídeo, texto, áudio, enfim, não importa como, mas mostrar que sabe fazer muito bem o que se propõe a oferecer.
Além do conteúdo, você pode apresentar estudos de caso, explicar o que fez para resolver o problema de determinado cliente, pedir para especialistas da área fazerem depoimentos sobre suas habilidades, expor imagens e trechos de vídeos com você em uma palestra, feira, etc.
Alguns gatilhos:
- “Converse com o especialista”.
- “Palavra de quem sabe”.
- “Mais de x anos de tradição e excelência”.
Sempre destacando sua competência e reconhecimento no mercado.
Gatilhos de reciprocidade
Aqui a ideia é desperta o sentimento de reciprocidade, ou seja, de retribuir um benefício ofertado. É a estratégia por trás de se oferecer um brinde na compra do primeiro produto, um bônus, conteúdo textual, etc.
A estratégia é gerar fidelização e a ideia de uma troca justa e vantajosa. Você compra e recebe tal benefício. Pode ser até o inverso, a pessoa ganha o benefício primeiro e fica motivada a realizar uma compra.
Alguns gatilhos de reciprocidade:
- “50% de desconto na primeira compra”;
- “Assine e receba material exclusivo”.
- “Assine e teste grátis por 30 dias”.
Precisa de apoio para aplicar os melhores gatilhos na sua estratégia?
Posso te ajudar recomendando a Almaz, a agência de marketing digital parceira das MPMEs (Micro, pequenas e médias empresas).
A Almaz desenvolve e aplica estratégias de marketing sob medida para o orçamento de seus parceiros. Sem dúvida saberá quais são as melhores soluções para o seu caso e quais gatilhos precisa para decolar seu marketing.
Gostou deste conteúdo sobre palavras que são gatilhos mentais poderosos? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!