Tempo estimado de leitura: 11 minutos
O que acham de ter uma página permanente na internet, sem custo mensal, a não ser o custeio de sua internet, e que seja um chamariz constante, uma fonte de atração de clientes dia e noite? Parece ótimo, né? E é possível ao se fazer estratégias de SEO.
É abreviação de Search Engine Optimization (SEO) e trata-se de otimização de sites para mecanismo de busca. Ainda parece outra língua pra você? Não esquenta. Vai ficar claro conforme a leitura.
Deixe usar uma ilustração. Imagine que um cliente em potencial que ainda não sabe da existência do seu empreendimento, portanto, nem do seu produto ou serviço, resolva que está precisando comprar ou contratar esse produto ou serviço que por acaso você fornece. Mas ele está sem referência de onde adquirir o produto ou serviço.
O que costuma ocorrer quando não tem nenhum amigo ou parente que tenha uma boa indicação? Fulano vai consultar a internet, vai no Google, ou outro buscador de preferência como o Yahoo, Bing etc.
Ele digita a frase que julga que lhe dará a resposta mais rápida para a sua dúvida e ao conferir o resultado da busca, vê logo na primeira página, na primeira posição ou entre as primeiras posições: o seu site. O site do seu negócio, o post de seu blog, o seu perfil na rede social.
Clica, confere o conteúdo, se informa e entra em contato. Com sua competência e habilidades, fecha a compra.
E o que você precisou fazer? Pagou um anúncio para alcançar esse cliente? Não. Gastou uma fortuna para desenvolver o site, blog ou rede social? Não. Você só teve o trabalho de montar o site, desenvolver o conteúdo, expor o seu trabalho, os seus produtos e o cliente veio por de uma simples busca no Google.
Perfeito não?
Pois esse é o resultado das estratégias de SEO. Ranquear a sua página, o seu perfil nas primeiras posições dos principais buscadores para atrair clientes de forma espontânea, sem esforço.
E quer saber como fazer isso, quais são as estratégias de SEO?
Miga, estou aqui para te apontar o caminho das pedras.
Antes das Estratégias de SEO
Mas antes de começar a fazer o planejamento de SEO, na verdade o primeiro passo do planejamento de SEO é esse que vou dizer agora: defina o seu público alvo.
Faça uma persona do público que quer atingir. Sem isso, suas estratégias de SEO não vão funcionar ou terá que fazer muitos ajustes posteriores.
A importância de se definir o público-alvo é que você terá que fazer o exercício diário de pensar o que seu público, o seu cliente, vai pesquisar no Google, que palavras que ele vai utilizar e que seria ótimo se a sua página aparecesse como uma das primeiras opções.
Sem saber para qual público se dirige, dificilmente conseguirá posicionar seu site nas buscas mais rentáveis, produtivas ao seu negócio.
Portanto, somente depois de fazer todo o trabalho de pesquisa do seu público é que poderá começar traçar as suas estratégias de SEO.
As Palavras-Chaves
Vou te apresentar agora o mundo das palavras-chaves, indispensáveis para qualquer das estratégias de SEO que venha fazer.
Essas palavras chaves são os termos que o grande volume de pessoas utiliza para pesquisar no Google sobre assuntos específicos.
Seu foco, naturalmente, será a área de atuação da sua empresa.
E como se descobre essas palavras-chaves? No achismo? Montando a persona de seu cliente e seu perfil psicológico?
Não, você pode até pensar quais são as palavras que o seu cliente provável irá utilizar para fazer uma pesquisa em um buscador, mas você precisa ter algum dado, alguma certeza de que o seu público, uma boa fatia dele, realmente utiliza essas palavras- chaves, esses termos de busca. Pois do contrário estará correndo o risco de desenvolver um conteúdo para o vento.
Essa certeza, esses dados você obtém de mais de uma forma.
Buscando Palavras-Chaves
A mais simples é você ir ao buscador de sua preferência e digitar uma palavra relacionada ao seu trabalho e conferir as sugestões de pesquisas o termo, pois é sinal de que esses termos são os mais procurados.
Mas não é a forma mais eficiente, pois esses termos sugeridos podem ser muito disputados, inviabilizando o ranqueamento.
Um recurso usado por muitos é utilizar o Google Keyword Planner. É uma ferramenta do Google que avalia quais palavras envolvendo o seu negócio são as mais procuradas, o tamanho da competição que terá para ranquear sua página nas buscas feitas com esses termos e quanto elas estão valendo se decidir investir em anúncios patrocinados.
Basta digitar uma palavra que a ferramenta te dará os resultados, sugestões de palavras, de frases que poderia utilizar. Essa ferramenta é utilizada não só para verificar o volume de pesquisas de determinadas expressões, mas também para se ter ideias de pautas, conteúdos interessante de se trabalhar a partir da demanda de público.
Existem ferramentas de busca de palavras-chaves gratuitas e pagas na internet.
Tipos de Palavras Chaves
Existem três categorias de palavras chaves. Head, Middle e Long Tail.
É importante saber as características dessas categorias de palavra-chave para desenvolver suas estratégias de SEO. Pois tem palavras que têm altíssimo volume de buscas, mas baixa conversão, isto é ranqueamento, cliques diretos no site. Porque são muito disputadas.
Head
Essa categoria de palavra-chave é a de uma palavra só.
Por exemplo: “carro”.
Esse tipo de palavra normalmente costuma ter um altíssimo volume de busca e muita competitividade.
Naturalmente as grandes empresas automobilísticas investem pesados para que suas páginas apareçam nas primeiras colocações do Google quando se digita esse termo. Seja em forma de anúncios pagos ou se valendo de técnica de SEO.
Contratam profissionais de marketing para fazer esse trabalho de ranqueamento para que liderem nas duas frentes. Portanto será muito difícil consegue colocar a sua página humilde entre os gigantões usando palavras head.
Middle
Essas são palavras de média conversão. São constituídas de dois termos.
Continuando o exemplo dos carros, um exemplo seria “carro verde”. Já segmenta um pouco mais o público, o volume de busca provavelmente será grande, porém menor e não será tão disputada como a head.
É uma categoria de palavra-chave com grau de dificuldade de ranqueamento médio. Difícil, mas não impossível.
Long Tail
Agora as long tails que são os ovos de ouro.
São frases mais longas, com no mínimo três palavras.
O volume de buscas delas será o menor das categorias, mas nem por isso significa que seja desprezível. Enquanto a head tem 180 milhões de busca por dia ou mês, a middle, 300 mil, uma long tail pode muito bem ter 230 mil. É menor, mas não é pouca merda convenhamos.
Não adoraria a ter acesso fácil a 230 mil pessoas por dia ou por mês?
São palavras mais fáceis de ranquear devido ao menor volume de buscas, mas que ainda se mostram atrativos para qualquer negócio, principalmente médios e pequenos.
Usando as Palavras Chaves
Ok, agora você sabe o que são palavras-chaves, como encontrá-las, como identificar as melhores, as mais rentáveis para o seu nicho. Mas como utilizá-las?
Existem duas formas ao menos para empregar essas palavras-chaves para ranquear o site nos buscadores de buscas. Ambas tem que ser feitas em conjunto.
A primeira é na:
Construção do Site
Ao montar o seu site, blog etc, é importante que seja baseado, estruturado em torno de uma palavra-chave.
Os buscadores dão preferências para sites que logo no título tenham o termo pesquisado pelo usuário.
Por exemplo, você trabalha com brinquedos para crianças autistas.
Se seu site tiver no domínio, no endereço eletrônico, o termo “brinquedos para autistas”, o Google dará preferência a sua página para as pessoas que pesquisarem usando esses termos, porque repete exatamente os termos procurados.
Não é o único critério, não basta fazer isso para conseguir ser ranqueada, e nem é obrigatório que tenha exatamente as mesmas palavras para ser ranqueada nessa busca, mas é um ponto a favor para os buscadores.
Outro aspecto favorável é que ao longo de seu site, blog, perfil, a palavra chave seja utilizada outras vezes em lugares chaves. Ou seja, é um trabalho de otimização da página inteira suando a palavra chave que pretende ser ranqueada.
Usando no Conteúdo
Mas faz parte das estratégias de SEO usar palavras chaves para o desenvolvimento de conteúdos para atrair clientes.
Afinal, não existe, provavelmente, apenas uma palavra-chave que vale a pena ser ranqueada. Certamente devem existir outras. Por isso é interessante ter um blog, um local em que possa desenvolver conteúdo, postar e deixá-lo de maneira permanente para que possa ser ranqueado no futuro e atrair clientes.
É o chamado conteúdo de atração ou marketing de conteúdo. Você elabora um texto, escreve sobre um assunto que seja do interesse, desperte atenção de seu clientes potenciais para ganhar o clique espontâneo deles. Seja simplesmente aguardando o ranqueamento nos motores de busca ou enviando por meio de newsletter, por exemplo.
A palavra-chave escolhida deve ser repetida um número mínimo de vezes, depende do tamanho da postagem que pretenda redigir. A palavra chave deve aparecer na primeira linha e no último parágrafo, obrigatoriamente e se possível em ao menos um subtítulo, chamado de H2, entre outras regrinhas que contam ponto para que os algoritmos de buscam ranqueiem.
Links Externos
Faz parte das estratégias de SEO os links building. São os links externos que sua página recebe.
Sites de outros negócios, outros blogs que publicam conteúdo com links direcionando para a sua página. Isso para o Google é um sinal de aprovação de seu conteúdo, de apoio, de recomendação. O que conta muito a favor para ranqueamento.
Quanto mais links obter, e quanto maior for o prestígio, a reputação dessas páginas, mais a reputação de seu site irá somar perante os buscadores. E por isso darão preferência a sua página nos mecanismos de busca.
Esses links externos podem, naturalmente, serem conseguidos de maneira espontânea, a pessoa realmente gostar do seu trabalho e por livre espontânea vontade compartilha, linka sem necessariamente entrar em contato.
Ou pode-se fazer parcerias com outros sites, trocar conteúdo ou coisas do gênero colocando como condição a linkagem para o seu site.
Quanto tempo leva para as Estratégias de SEO darem resultado?
Quanto tempo leva para que um site passe a ser ranqueado para pesquisas das palavras-chaves que escolheu?
Depende.
Geralmente é um trabalho de longo prazo, não acontece de um dia para o outro. Pode levar um ano para aparecer os primeiros resultados, ser ranqueado. Um pouco mais ou pouco menos.
Depende da competitividade da palavra-chave que escolheu. Lembra da head, middle e long tail? A head com certeza é a que mais demora se é que vai conseguir ranquear, a long tail, por ter menos disputa, buscas, costuma ser mais rápido.
Há outros fatores como o tempo de vida de seu site. O Google dá preferência para sites antigos e que estejam ativos, isto é, publicando.
Meninas é isso que tenho (ufa!) por enquanto para falar sobre estratégias de SEO.
Ele não se encerra aqui porque existem vários detalhes, critérios para que as estratégias de SEO retornem resultados.
É um assunto bem amplo, por isso sempre vale a consulta, o trabalho de um especialista em marketing digital. Mas seguindo essas dicas, entendendo melhor como funciona, conhecendo o conceito da técnica certamente te ajudará a ter melhor resultados no seu marketing digital.
Qualquer dúvida, informações, sugestões deixe o seu recadinho nos comentários ou mande uma mensagem para mim. Assim que possível retornarei.
Até a próxima e bons negócios!