Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Boa questão: inbound marketing e marketing de conteúdo, qual a diferença?
A princípio você sabe que essas palavras, se você já tem alguma familiaridade com marketing digital, geralmente vem acompanhadas ou usadas em contextos parecidos se não idênticos, causando a impressão em muita gente que se tratam de sinônimos.
Tal impressão se reforça ao se verificar que seus conceitos são bem próximos, contudo, apesar das semelhanças, afirmar que marketing de conteúdo e inbound marketing são a mesma coisa é o mesmo que escrever: “ImpreCionante”.
Está errado.
Claro que vamos explicar porque está errado, quais são as diferenças entre um e outro e melhor: você vai entender como cada conceito pode ajudar o seu negócio a atrair mais clientes.
Bora nessa?
Não é muito extenso.
Acompanhe os tópicos abaixo.
Inbound marketing e marketing de conteúdo: qual a diferença?
Dando continuidade com esta postagem que aborda a temática inbound marketing e marketing de conteúdo, qual a diferença?Algo que pode ajudar a entender porque esses termos são confundidos com frequência é que marketing de conteúdo integra uma estratégia, um planejamento de inbound marketing, portanto, se trata de um complemento.
Por isso, tenha em mente: apesar das semelhanças, um representa o pensamento global de uma estratégia e o outro é um tópico desse planejamento que mira o mesmo objetivo do primeiro.
Essa explicação está parecendo Primer ou Donnie Darko? Está enroscando o cérebro? Calma que isso foi apenas uma prévia, um primeiro ato intrigante, um pouco confuso, mas que no final vai se revelar o Sexto Sentido (assim, esperamos).
Enfim, as definições sobre inbound marketing e marketing de conteúdo que vem a seguir tendem a deixar as coisas mais claras.
Inbound Marketing
Prosseguindo com este post que promete responder o tema: “inbound marketing e marketing de conteúdo, qual a diferença?”, faz-se necessário definir primeiro o que é inbound marketing, pois como dito antes se trata de um conceito mais abrangente, que engloba vários itens, dentre eles o marketing de conteúdo.
Inbound marketing é o marketing voltado para atrair os clientes e não correr atrás deles como ocorre nas estratégias convencionais ou mais conhecidas de publicidade. Tanto que sua tradução literal é “marketing de atração”.
Pense em um comercial de TV. É um anúncio que força o interromper de um programa em determinado horário e canal para tentar despertar a atenção do telespectador. É uma ação de caráter mais ativo, invasivo e até imperativo.
O Inbound marketing segue por linha contrária.
Em vez de forçar as pessoas a assistirem algo que elas não pediram e que boa parte talvez não apresente o menor interesse pelo que está sendo exposto, promove ações estratégicas para atrair espontaneamente a atenção de clientes em potenciais para um produto ou serviço de uma marca.
Com milhões de pesquisas sendo realizadas diariamente em buscadores como o Google, essa estratégia se tornou viável e eficiente.
Desenvolvendo um site ou blog é possível, se bem trabalhado, fazê-lo figurar nas primeiras posições de pesquisas de termos relacionados ao campo de atuação da empresa nos principais buscadores.
Para resultados imediatos, investir em anúncios para serem expostos sempre que determinada palavra for pesquisada é a melhor opção.
As redes sociais também são ferramentas valiosas para atrair espontaneamente a atenção do público.
Uma vez conquistada à atenção do cliente, o inbound marketing passa a trabalhar sob a lógica do funil de vendas.
Dividido basicamente em três etapas:
- Visitante;
- Lead (visitante que manifesta aprovação ao conteúdo desenvolvido);
- Oportunidade (leads prontos para a compra).
Entendendo a lógica do funil de vendas
Dando sequência ao post inbound marketing e marketing de conteúdo qual a diferença, a lógica do funil de vendas é atrair clientes em potenciais, selecionar os que mais manifestam interesse pelo conteúdo (Leads) e alimentar esses leads de modo que encontrem a solução que estão buscando, dessa forma, entendam que a solução passe pela utilização de um produto ou serviço fornecido pela marca e os incentive a fazer a compra.
Para cada fase desse funil de vendas é elaborado um conteúdo específico e conteúdo é a chave para o próximo tópico.
Marketing de Conteúdo
Chegando à reta final deste post sobre inbound marketing e marketing de conteúdo: qual a diferença?
Agora é a vez do marketing de conteúdo.
Isso significa que essa é a principal ferramenta da estratégia de Inbound marketing para atrair o perfil de consumidor pretendido.
Para alcançar esse objetivo de despertar interesse espontâneo pela marca é necessário produzir, oferecer alguma coisa. No caso, é desenvolvido conteúdo.
Mas não um conteúdo qualquer, um que seja de interesse ao perfil de consumidor mirado.
É possível descobrir quais são os assuntos que mais geram interesse por meio de pesquisas diretas, enquetes em redes sociais e ferramentas digitais que apontam quais são os temas e palavras mais pesquisadas nos principais buscadores.
Com base nessas informações, elabora-se um conteúdo que servirá de isca para atrair atenção do cliente em potencial , irá educá-lo sobre as vantagens do produto ou serviço que fornece, porque precisa adquiri-lo e, por fim, estimulá-lo a fazer a compra.
Portanto, marketing de conteúdo pode ser definido como todo conteúdo produzido para educar, informar e entreter um cliente em potencial. É igualmente o combustível do Inbound Marketing, a ideia sendo materializada em texto, áudio, vídeo, imagens, etc.
Qual a solução para pequenas e médias empresas?
Um dos obstáculos para se colocar em prática a estratégia de Inbound Marketing é a falta de tempo e a quantidade de material diário para se conquistar uma boa presença digital.
Enfim, a produção de conteúdo tem que ser constante, atender alguns critérios para ranqueamento nos buscadores e jamais ser cópia.
Manter o ritmo de produção e a qualidade não é uma tarefa tão simples, por isso muitos empreendedores acabam desistindo de investir nessa importante e eficiente estratégia de marketing digital.
Portanto, entendendo as vantagens dessa estratégia e que representa o presente e futuro do relacionamento das marcas com os clientes, se esforçam para encontrar soluções.
A mais recorrida é contratar uma agência de marketing, responsável pela definição do calendário editorial, produção de conteúdo e publicação nos canais da empresa.
Gera grande economia de tempo e garante resultados.
Portanto, se você é dono de pequena ou média empresa e ficou interessado em saber mais sobre agência de marketing digital, clique aqui.
Gostou deste conteúdo sobre inbound marketing e marketing de conteúdo: qual a diferença? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e opinão são muito importantes para nós.