Tempo estimado de leitura: 7 minutos
O tema do post que escrevo hoje para vocês é: estatísticas Facebook
Vocês já devem saber da importância do Facebook em campanhas de marketing digital, certo? Já há muito tempo que é considerada a maior rede social do mundo, a mais popular, com mais usuários cadastrados em todo o globo.
Mas o seu diferencial não se encontra no volume, ou somente no volume, mas na sua capacidade de engajamento, de manter o público presente, acessando diariamente a plataforma, interagindo, trocando informações, compartilhando experiências, influenciado outras pessoas.
O que o torna um local muito atrativo para investir, para conseguir visibilidade. Grande volume de público que mantém contato diário com a plataforma.
Mas essas constatações quando faladas sem números parecem perder um pouco do impacto que realmente deveriam ter para os empreendedores. O Facebook é uma rede social importantíssima para se obter engajamento digital, o meio de comunicação que mais se expande e repercute nos tempos modernos. Não dá para ficar de fora.
O interessante de analisar estatísticas Facebook não é somente adquirir uma noção mais exata do que representa ser a rede social mais popular e influente do mundo. Também serve para se definir novas estratégias, o que priorizar ou não, o que obtém mais destaque, relevância dentro da rede social, qual o comportamento dos usuários.
Dados sempre relevantes para se elaborar estratégias de marketing digital eficazes.
Quer saber como extrair esses dados a partir da analise de estatísticas Facebook?
Sem problema, basta prosseguir na leitura que vamos juntos extrair informações úteis envolvendo a rede de Mark Zuckeberg.
Saiba mais sobre estatísticas Facebook a seguir.
Confira!
Estatísticas Facebook
Dados referentes ao primeiro trimestre do ano que será lembrado por Vingadores Ultimato e Golden Shower, aponta que o Facebook alcançou a marca de 127 milhões de brazucas ativos na rede social. Globalmente o “Face” tem 2,2 bilhões de usuários. Isso até essa data, talvez quando estiver lendo este post já tenha alcançado mais alguns bilhões.
Mas vamos nos concentrar no mercado que interessa, a menos que já tenha atingido mercado internacional (uhu, está podendo), embora em termos comportamentais não difira muito o usuário brasileiro com os demais do mundo, o Brasil.
As estatísticas Facebook estão disponíveis para quem quiser procurar, mas se a pessoa não tiver munida das perguntas certas serão apenas dados frios que pouco acrescentarão. Esse é o segredo: fazer as perguntas certas.
Por exemplo, desses 127 milhões de brasileiros que utilizam o Facebook quantos acessam pelo celular?
Facebook e os Dispositivos Móveis
Essa é uma boa pergunta com relação as estatísticas Facebook. Estima-se que 90% das contas ativas do Facebook na terra do Romário e da Marta acessam a rede social via dispositivos móveis, Smartphone na dianteira.
É um dado determinante para você que, eventualmente, não tenha investido em um site responsivo, ou seja, que se adapte em diferentes formatos de tela, seja no monitor do PC de mesa, seja na telinha do celular. Um site que não consiga apresentar as informações principais e que carregue de maneira dinâmica certamente vai perder muitas oportunidades de negócios.
Significa que o negócio agora é só investir em dispositivo móvel? Não, porque se fizer outra perguntinha, como “do público total que acessa internet no Brasil, quantos acessam pelo celular?” terá dados como esse: 95% das pessoas se conectam usando celular, mas 65% também o fazem pelo bom e velho PC de mesa.
Então, nota-se que apesar da maior preferência pela telinha e de seu crescimento, a telona ainda se mantém relevante e não dá para se desprezar.
Agora mais uma pergunta relevante sobre estatísticas Facebook. Quanto dos usuários brasileiros são mulheres ou homens?
Elas e eles no Facebook Brasil
Estima-se (lembrando que esses números podem modificar rapidamente porque a expansão da rede social é contínua, a inclusão digital se acelera cada vez mais e só falta o Facebook se tornar acessível em uma torradeira, de tão onipresente) que 46% do público brasileiro com conta no Facebook sejam de homem e 54% de mulher.
Sim, somos maioria!
E o que essa estatística nos diz? Ora, o Facebook é uma excelente ferramenta para alcançar o público feminino que curte redes sociais, o que praticamente significa a maioria das mulheres.
Mas e a faixa etária desse público? No Face se interage mais com meninas, mulheres ou mulheres idosas. E homens?
Vejamos o que as estatísticas Facebook nos diz.
Meninos e Meninas, Mulheres e Homens
Analisando as estatísticas Facebook sobre a faixa etária do público brasileiro que tem conta ativa no Facebook, vemos que jovens e jovens adultos se destacam.
Mais de 30 milhões de usuários tem idade de 25 a 34 anos.
Outros 30 milhões com 18 a 24 anos e 10 milhões aproximados de 13 a 17.
Juntos essa galera pode somar mais da metade dos usuários. Então se o seu público é o público jovem, Facebook, redes sociais são os locais para se investir.
Estatísticas Facebook: Negócios
Uma boa forma de testar não só a popularidade de uma ferramenta, mas a sua eficiência é verificar o que as grandes empresas acham da plataforma. Afinal, elas costumam investir no que é tendência, no que é líquido e certo, já que não são de jogar dinheiro fora.
O que se verifica é que as grandes marcas, empresas, botam fé sim na eficácia do Facebook de alcançar clientes, gerar engajamento, boa interatividade. Pois só isso explica o fato de que 93% dos profissionais de marketing utilizam a rede social em suas estratégias de comunicação.
Esse número diz respeito a profissionais do Brasil e do mundo. É certo, portanto, concluir que desses 93% se encontram os melhores profissionais e os melhores profissionais geralmente se encontram aonde? Ganhando o melhor que o mercado tem a oferecer em sua área para quem tem condições de bancá-los, as grandes empresas.
Essas são algumas estatísticas Facebook para demonstrar a importância da rede social mais influente no mundo no mercado digital. Espero que tenha conseguido demonstrar que com as perguntas certas é possível extrair boas informações para um planejamento estratégico digital de sucesso.
Como disse, essas foram apenas algumas estatísticas Facebook, mais há muito mais dados a se explorar, conferir. Deixo aqui as fontes que utilizei para trazer esses dados onde poderá conferir mais informações a respeito.
Lembrando sempre que essas estatísticas Facebook devem ser encaradas como valores aproximados, já que o crescimento dessa rede social não para.