Tempo estimado de leitura: 15 minutos
Bateu o olho no título acima e exclamou: “é exatamente a dúvida que tenho! Marketing digital vale a pena?”.
Temos uma boa e má notícia para você. Como você não pode escolher, evidentemente, decidimos: o amargo primeiro.
Essa dúvida que brotou na sua cabeça brotou meio tarde. Muitos já fizeram essa pergunta e tiraram suas conclusões que vieram a se revelar muito lucrativas.
Mas a parte boa é que antes tarde do que nunca. Sim, clichê é terrível, mas essa frase é tão perfeitinha para esse contexto. Releve essa, vai?
Você não vai ser pioneiro e já existe concorrência forte disputado cada pixel ocupando por internautas, mas ainda existe um contingente enorme de empreendedores que ainda não se fizeram essa pergunta, não correram atrás para entender o que é marketing digital e quais os seus benefícios.
Portanto, se você investir agora ainda conseguirá se destacar de uma multidão e surfar em uma onda que não deu mostras de queda, continua subindo e quem sabe surfa-la direito acaba descobrindo um mundo de possibilidades que leva a expansão da marca, sua modernização e consolidação na era digital.
Nós da Almaz gostamos de usar a ilustração de um foguete, porque é nosso símbolo, você vai ver ele em algum momento pelo site, e temos o slogan “Vamos decolar junto”.
É uma Boa Imagem
Quem domina o marketing digital, entende como funciona e a sua importância no mercado atual acaba decolando mesmo ou se mantendo no patamar invejável de liderança, caso das grandes marcas.
Ou seja, ficou claro que somos totalmente pró marketing digital, achamos que ele vale muito a pena e não só achamos como vamos tentar ainda te convencer a contratar os nossos serviços.
Então, assunto encerrado? Bora fechar a aba, conferir o Whatsapp, ver algum vídeo, ler alguma @#$%¨$ que algum governante falou hoje?
Não, velho.
E porque vale a pena? Não quer saber?
“Ah, mas são parte interessada, são uma agência de marketing, vamos decolar e tal. É parte interessada. Isso aqui é um grande jabá”.
Isso aqui é marketing digital, velho.
É exatamente o que uma galera vem fazendo e se dando muito bem.
Como você chegou até aqui? Pesquisando no Google? Saiba que este post figurar entre os primeiros resultados de sua busca no Google não foi à toa. Foi trabalho de marketing digital.
Pesquisamos uma palavra chave bastante buscada mensalmente e a utilizamos ao longo do post para que seja bem ranqueado pelos buscadores, como o Google, e atrair cliques espontâneos dos usuários.
No caso a palavra chave é “marketing digital” e algumas variantes como “marketing digital é rentável”, “marketing digital é bom”, “Marketing digital vale a pena”.
É um dos trabalhos que fazemos. Produzimos conteúdo, o otimizamos para figurar nas primeiras posições de pesquisas no Google para dessa forma aumentar o tráfego diário do site do cliente.
Essa otimização se chama SEO.
Já ouviu falar de Marketing de Conteúdo?
Acabou de ter uma experiência de marketing de conteúdo. Produzimos um texto que chamou sua atenção, passamos informações de seu interesse, no caso SEO e marketing de conteúdo, e dessa forma estamos vendendo o nosso peixe.
O objetivo é te proporcionar uma boa experiência, conquistar a sua confiança passando informações relevantes e te motivar a entrar em contato conosco para negociarmos.
Sim, temos motivações comerciais para escrever este post, não vivemos de vento, mas faz parte da nossa estratégia conquistar a sua confiança.
E não se conquista confiança de alguém falando groselha, um monte de mentiras que facilmente podem ser descobertas com uma Googlada.
Os argumentos e explicações que vamos colocar aqui são totalmente verificáveis.
Por isso, meu consagrado, pedimos pra segurar esse dedo nervoso pra pular para a aba do lado e dá uma chance pra gente explicar porque marketing digital vale a pena. No final tem um jabazinho mais direto, mas você só clica se quiser, bele?
O que é Marketing Digital?
Temos que começar do básico, né? Se tem dúvida se marketing digital vale a pena, partimos da premissa que não conhece muito sobre a pauta. Portanto, vamos passo a passo.
O que é marketing digital?
Trata-se de um conjunto de estratégias que visa divulgar, criar relacionamento e comercializa produtos e serviços por meio de plataformas digitais. O princípio é o mesmo do marketing tradicional, mas a ferramenta é diferente.
Ferramenta que tem suas particularidades e possibilita ações de marketing bem diferentes em relação ao convencional, inovadoras quando surgiram, mas hoje se tornaram comum, porque apesar de ser ainda uma novidade para muitos o conceito do marketing digital já tem estrada, anos de ativa.
São essas particularidades que explicam porque o marketing digital vale a pena. As características do meio digital conseguem formula estratégias de comunicação que são muito eficazes no panorama atual de mundo hiperconectado e acessível na palma da mão.
Se essas particularidades são os diferenciais, então, vamos a elas.
Custo Benefício
Em comparação aos veículos tradicionais de comunicação, como rádio, TV, revista, jornal, etc, investir em marketing digital é bem menos oneroso.
Antes para você anunciar o seu produto para o país inteiro e alcançar número razoável de pessoas, você tinha que, sei lá, anunciar no Jornal Nacional, anunciar na Veja.
Era e é uma nota preta e não traz garantia de que vá conseguir atingir o número de pessoas que espera. Existem muitas variáveis, audiência, pontos de venda, concorrência mais interessante, enfim, não é garantia.
Na internet, os valores são bem mais atraentes. O gasto é com o uso da tecnologia, um valor de uma conta de luz, e você pode usar até a versão pré-paga pra subir um anúncio, e com o anúncio em si. Esses são os gastos obrigatórios.
Se você for anunciar em redes sociais, você não paga para ter uma conta. Se for direto no Google, também não paga para ter acesso a plataforma. Blog ou site você pode fazer um do zero agora, em 5 minutos e sem pagar nada (mas quanto mais profissional, melhor).
Você decide quanto quer gastar por anúncio e quantos dias deve ficar ativo. Isso mesmo, você faz o seu próprio orçamento e tem a opção de interromper a campanha antes do prazo final, se assim desejar.
Na internet você tem muito mais controle sobre os seus anúncios.
Maior Eficiência
Diferente do marketing tradicional, analógico, off-line, como preferir, o publi na web não depende do público-alvo ligar a TV em um horário específico, comprar a revista em determinada semana ou comprar o jornal do dia para ser visto.
Os mecanismos de propaganda dos grandes sites de internet, conhecidos como Ads, programam a exibição da publicidade quando o usuário acessar a plataforma, não importa a hora ou o dia. É uma garantia que o seu público vai se deparar com o seu anúncio durante o período de exibição contratado.
Outro recurso que torna o marketing digital mais eficiente é que essas ferramentas de anúncios permite você escolher o público-alvo que pretende atingir por meio de filtros. É possível escolher o gênero, a faixa etária, a região ou regiões para os quais o anúncio será exibido.
O retorno de investimento é bem maior, se a campanha for acertada desde sua a concepção a prática, claro.
Mais Engajante
Um dos grandes diferenciais da internet é a quantidade de conteúdo que você pode publicar diariamente por preço baixo e a extensão deles.
Na TV, você tem 30 segundos para apresentar o seu produto ou serviço e atrair a atenção do seu público. Na revista ou jornal você tem apenas um anúncio e será de página inteira se investir pesado.
Vamos combinar que é mais treta se destacar nessas condições, certo?
Na internet, você pode publicar conteúdos em formatos diversos, texto, imagem, áudio, vídeo e com a duração que julgar adequada.
Não precisa economizar papel, não se cobra pelo tamanho ou duração, mas por cliques, dias, etc. Portanto, tamanho não é problema.
Com mais minutos e caracteres para se trabalhar fica mais fácil de desenvolver uma ideia, apresentar sua empresa, seu produto e conquistar a simpatia e confiança do público em potencial.
É como em uma conversa. Pra você consegui marcar uma boa impressão em alguém precisa desenvolver uma conversa que dure tempo razoável, sem pressa, mas não abrindo mão da objetividade.
Essa variedade de formatos e tamanhos permitiu-se o desenvolvimento de uma estratégia que vem se mostrando muito eficaz e perfeita para o atual contexto comercial.
Relacionamento Primeiro, Vendas Depois
Essa estratégia é o já citado marketing de conteúdo.
Ela é uma evolução do marketing institucional.
Com a tecnologia ficando mais acessível, leia-se mais “barata”, chegou-se o momento em que é possível você encontrar produtos de marcas novatas ou pouco conhecidas com qualidade idêntica ou até superior aos das grandes marcas.
Nesse cenário, como manter os consumidores fiéis e impedir de não se apegarem apenas na questão do preço? Em um mundo de produtos parecidos, em proposta e qualidade, a lógica sugere que aquele que abaixar mais os preços se destacará.
Mas e a margem de lucro? E as grandes empresas não querem saber dessa história de desvalorizar o valor de seu produto. Qual foi ou está sendo a saída?
Investir na Imagem da Marca
Torná-la mais conhecida e associá-la a elementos positivos que cativem o público, de modo que quando o consumidor avistar a marca na gôndola do supermercado, na internet, no metrô, etc, ela lhe passar um significado positivo, um valor que lhe é caro, uma lembrança, uma experiência positiva.
Fazer da marca um símbolo que diga algo ao seu público e consiga se destacar da concorrência que apenas apresenta rótulos, ilustrações e palavras totalmente vazias de significado no imaginário do público.
Estabelecida essa distinção, essa significação, essa construção de símbolo é possível persuadir os consumidores que ela, marca, vale mais mesmo não apresentando um produto ou serviço que se destaque notoriamente da concorrência.
O marketing de conteúdo é a transferência desse conceito para o mundo digital. A mídia em si é usada como instrumento para esse trabalho de construção de símbolo e de relacionamento com os consumidores.
Antes da massificação da internet, essa construção de símbolo, de fortalecimento institucional da marca ocorria com o patrocínio de eventos, sorteios, desenvolvimento de projetos culturais, sociais, etc.
Isso continua ocorrendo, mas o digital ganhou grande espaço nesse esforço de relacionamento, de fortalecimento de marca.
Conteúdo faz a Diferença no Marketing Digital
Analisando as particularidades do meio digital, percebeu-se que a produção de conteúdo é um dos elementos de grande destaque, um dos diferenciais.
Como a proposta do fortalecimento institucional é associar aspectos positivos a marca, gerar boas experiências aos consumidores, um conteúdo elaborado é uma ótima forma de se alcançar esses objetivos.
Com custos de produção acessíveis e mais tempo e densidade de conteúdo a se trabalhar, construir relacionamentos, engajamento, fica mais facilitado.
Então, fez- se a tempestade perfeita.
O marketing de conteúdo tem como proposta fisgar o cliente em potencial com um assunto de seu interesse, lhe passar as informações que procura e não necessariamente tentar lhe vender algo concreto, mas intangível.
Muitas vezes esse material desenvolvido nem sequer faz menção ao produto ou serviço que a marca comercializa, não há um anúncio de “compre já”, a ideia é vender autoridade, confiança, prestígio.
“Nós entendemos do assunto, sabemos do que estamos falando, podemos te ajudar – se você quiser – e já estamos te ajudando”.
Essa é a Mensagem Subliminar, o Subtexto
É o que estamos fazendo aqui, como já dissemos. A gente sabia que você, que ainda não conhecemos, iria pesquisar se marketing digital vale a pena em algum momento no futuro após a publicação desse texto.
Ciente disso, produzimos esse conteúdo bacanérrimo encaminhando a pauta para o nosso redator, passando ao revisor até chegar a piloto chefe da nave Almaz para aprovação e seleção das imagens.
Pode ser que no final desse texto você não queira entrar em contato com a agência por motivos diversos, mas se esse conteúdo agradou, ele vai ficar alojado em algum compartimento de seu cérebro e quando no futuro, que pode ser breve ou não, você pensar seriamente investir em uma agência de marketing digital, vai lembrar dessa presente experiência e ao menos cogitar a Almaz como uma de suas possibilidades.
Pode parecer pouco, mas se você visse apenas o nosso anúncio na TV ou na internet mesmo, é muito provável que por melhor produzido que fosse, não te marcaria o suficiente, não seria memorável, pois não teria qualquer significado, lembrança.
Cogitação é melhor do que nada. Existe uma porrada de agências de marketing e o seu hipotético “você” no futuro não cogitou a maioria, mas cogitou Almaz.
Já é alguma coisa, não?
Essa é a ideia.
Essa é a estratégia.
Análise e Mensuração
As ferramentas de publicidade na internet disponibilizadas pelos principais sites fornecem métricas de avaliação de desempenho das campanhas.
Isso significa que você pode ter, em tempo real, dados sobre a sua campanha, quantos cliques recebeu, quantas curtidas, comentários, compartilhamentos teve.
Isso é ótimo para fazer correções de rumo e entender quais estratégias estão funcionando ou não.
Como se trata de uma mídia menos onerosa do que as tradicionais, é possível fazer mais experimentos, testes a partir desses dados fornecidos pelas ferramentas.
E o SEO?
Puta, o SEO. Não tá lembrado? O ranqueamento no Google, as primeiras colocações de pesquisa?
Então, isso também faz parte do marketing digital. É um recurso bem interessante. É um imã de cliques.
Mas na sincera? O texto já está bem longo e para não fazê-lo ficar maior ainda vamos fazer assim: a gente escreveu sobre esse assunto, tem uma sessão inteirinha dedicada a SEO, inclusive, no nosso blog.
Mas você pode entrar em contato diretamente conosco, caso prefira. Quer saber como? Siga na leitura.
Colocando na Balança
Recapitulando os principais benefícios do marketing digital:
- Custo benefício mais vantajoso;
- Maior eficiência;
- Maior controle de gastos;
- Mais formatos de conteúdo;
- Fornece maiores condições de engajamento, relacionamento com o público-alvo;
- Fornece mais ferramentas de mensuração de resultados.
Marketing digital vale muito a pena.
Nosso Jabazinho
Você sacou que todo este post foi um grande jabá da Almaz, certo? Mas um jabá diferente.
Em conformidade com a estratégia que impera no marketing digital. Entregamos conteúdo primeiro para tentar colher lá na frente.
Aqui é a parte de nosso jabá escancarado mesmo. No final. Você pode até ir embora agora, mas se você for um pequeno ou médio empresário, vai se arrepender. A Almaz é o seu número, velho.
Sabe aquele sapato perfeito? Não precisa nem lacear. É calçar e sair andando como se tivesse calçando um sapato antigo, de tão natural, ergonomicamente perfeito para o seu pé.
A Almaz é voltada para pequenas e médias empresas.
As grandes empresas já estão com a vida resolvida em termos de marketing digital. Elas já descobriram há muito tempo que marketing digital vale a pena e estão muito bem servidas.
Mas os pequenos e médios empresários, boa parte deles, ainda está por fora do mundo digital, por isso há uma demanda gigante e é de interesse da agência conquistar esse público.
Para isso, ela estudou a realidade desses empreendimentos e adequou o seu pacote de serviços de modo a garantir resultado com valores compatíveis ao poder de investimento da maioria deles.
Fazemos tudo em termos de marketing digital. Do planejamento a execução. Fazemos site, produzimos conteúdo, gerimos redes sociais, o que for necessário para atingir os objetivos do cliente.
A gente tem cases de sucesso para mostrar e conhecimentos a compartilhar.
Portanto, se você percebeu as vantagens do marketing digital, percebeu que se trata do futuro inescapável, todas as empresas precisarão investir nesse segmento, principalmente em tempos de coronavírus, e quer investir pra valer, colocar a sua marca no mundo digital, vem bater papo conosco.
Entra em contato, faça perguntas, solicite um orçamento. Sem compromisso.
E se não poder agora, tudo bem 🙂
Quem sabe cogite a Almaz no futuro, né?
Enfim, vamos embarcar nessa? Vamos decolar juntos?