Tempo estimado de leitura: 7 minutos
Você não sabe o que é marketing de relacionamento?
Vai saber tudinho lendo este post até o final. Mais do que isso, vai saber como sua empresa pode se beneficiar adotando essa estratégia de comunicação com os seus clientes.Você está Atrasado!
Sim, se você está por fora do que é marketing de relacionamento, você está atrasado, pois apesar de ainda não ser um conceito conhecido no bar do seu Jeremias, na barbearia da esquina ou pela dona Zélia da feira, marketing de relacionamento não é um conceito novo.
É um tipo de marketing praticado há muito por grandes empresas e as pequenas e médias já algum tempo começaram a navegar nessa canoa e fazer excelentes pescas.
O marketing de relacionamento ganhou força com a ascensão das mídias sociais, portanto, na metade nos anos 2000, aproveitando as vantagens únicas proporcionadas pelo meio digital.
06 Vantagens do Marketing de Relacionamento
- Menos custo para publicar conteúdo (viabilizando a produção mais densa com ideias e argumentos mais elaborados);
- Produção de conteúdo em vários formatos (texto, imagem, áudio, vídeo etc.);
- Filtros mais refinados de segmentação;
- Maior controle de campanhas de anúncios;
- Mais ferramentas de comunicação;
- Ferramentas de coleta de dados para produção personalizada de conteúdo.
Esses e outros fatores contribuíram para fazer do marketing de relacionamento uma estratégia extremamente eficiente, decretar o fechar de um capítulo da história do marketing para iniciar outro ainda em andamento.
Se o seu marca texto ainda está no capítulo anterior, você está atrasado. No entanto, antes tarde do que mais tarde.
Muitos empreendedores, principalmente de pequeno a médio porte, não conhecem ainda esse conceito e acreditam que não precisam pô-lo em prática, até a água subir e perceberem que precisam se coçar para reverter a trajetória de queda.
Isso significa que se você se inteirar hoje sobre esse assunto e começar a investir para executá-lo, ainda conseguirá sair na frente de uma multidão de empreendedores que estão dormindo no ponto.
Ainda: em vez de perder clientes para eles você é que vai tirar clientes deles e manter o seu negócio firme e forte.Bora se diferenciar da concorrência? Siga na leitura!
O que é Marketing de Relacionamento?
Uma comunicação voltada para construir e manter uma relação com o cliente, uma relação positiva, atraí-lo e engajá-lo a não só consumir os produtos e serviços da empresa, como também defendê-la, seu estilo, suas ideias, sua forma de ser e agir, fazer divulgação espontânea de seu trabalho, em suma, se tornar um fã.
Para alcançar esse feito, o marketing de relacionamento se baseia no proporcionar de experiências positivas ao público de interesse, produzir conteúdo que lhe seja relevante e que resolva sua dor (problema), mesmo sem exigir nada em troca ou mesmo fazer propaganda explícita de seus produtos.
Esse é um ponto importante e que costuma levantar questionamentos por parte de quem não entende a lógica dessa estratégia.
O marketing de relacionamento não tem como objetivo primário, ou melhor, imediato, persuadir o consumidor em potencial a fechar uma compra. O objetivo inicial é conquistar a sua confiança.
Entendendo a Lógica do Marketing de Relacionamento
Com tantas empresas vendendo o mesmo que você e repetindo a mesma mensagem, “compre”, “beba”, “coma”, como se destacar, como convencer o consumidor a escolher você entre tantas, principalmente se o seu negócio for de pequeno a médio porte?
Mesmo as grandes marcas que tem como rivais outras grandes marcas, como se destacar entre tantos semelhantes com o mesmo discurso?
A resposta para isso décadas passadas ficava na ponta da língua: qualidade, preço, garantia, assistência técnica etc., mas com o passar do tempo a tecnologia foi se aprimoramento e se tornando mais acessível.
Logo, empresas de pequeno porte conseguiram encurtar e depois extinguir a distância da qualidade de seus produtos em relação as grandes e praticar preços tão competitivos quanto.
Estabeleceu-se uma igualdade que tornou a competição mais feroz, o que fez as corporações deitarem novamente no divã e repetir a velha pergunta: como se destacar nesse contexto?
A solução: investir na marca, no relacionamento com os clientes, fazer ações que os faça associar aspectos positivos a empresa, boas memórias, experiências, de modo que ao ficar em dúvida sobre qual produto levar na prateleira, decida pela marca que lhe traz mais significados, a que gera mais envolvimento emocional.
Essa é a lógica do marketing de relacionamento. Em um anúncio imperativo de “compre” e “beba” não é possível desenvolver argumentos que consiga persuadir o consumidor em potencial preferir marca “A” pela “B”.
É preciso primeiro despertar seu interesse, conquistar sua confiança lhe proporcionando boas experiências para depois convencê-lo a fazer a compra se valendo das boas memórias geradas.
Marketing de Relacionamento na Prática
O marco inicial para aplicação de marketing de relacionamento em uma empresa é identificar e levantar dados sobre o público-alvo. Qual perfil forma esse público, o que consome, pelo que se interessa?
Depois, usar os dados disponíveis desses clientes e segmentá-los por interesses, dividi-los em grupos e desenvolver conteúdo personalizado para cada grupo de clientes.
Conteúdos que despertem interesse, passem informações úteis, compartilhem experiências, eduque sobre o produto e serviço e por fim o apresentem como solução de seu problema. O conteúdo deve conduzir o cliente pela jornada de compra.
5 Benefícios do marketing de relacionamento
Vamos listar agora as vantagens que essa estratégia de comunicação pode proporcionar a sua empresa.
#1 Fidelização de clientes
Clientes que se sentem mais próximos, envolvidos com a marca, que tenha na memória boas lembranças costumam ser mais fiéis.
#2 Redução de custos
A fidelização tem como consequência a retenção de clientes que costuma ser menos onerosa do que o investimento para conquistar novos.
#3 Feedback
Os consumidores estando mais próximos a marca, se sentem mais a vontade e dispostos a falar o que pensam, a dá opinião. Saber o que estão pensando é fundamental para qualquer negócio.
O alerta sem dúvida é melhor que a indiferença, pois permite que a empresa possa descobrir e corrigir as suas falhas
#4 Correção de erros
Com essa postura mais pró-ativa de emitir opiniões, esteja certo que os clientes serão os primeiros a apontar eventuais erros nos produtos. O alerta sem dúvida é melhor que a indiferença, pois permite que a empresa possa descobrir e corrigir as suas falhas.
#5 Aumento nas vendas
Comunicação mais assertiva e certeira resulta no despertar de interesse do público certo e mais eficiência em conquistá-lo. Ao fazer o cliente se tornar um fã da marca, ele será um divulgador espontâneo dos produtos e serviços da empresa, estendendo ainda mais o seu alcance. Consequentemente isso se reflete positivamente nas vendas.
Comece hoje a investir em marketing de relacionamento na sua empresa!
Ainda é tempo para você se destacar da concorrência que ainda não percebeu que viver de panfleto e anúncio já não tem mais futuro. Modernize-se, pratique o marketing do século XXI.
Receba uma proposta especial de projeto de marketing de relacionamento para pequenas e médias empresas. Gostou deste conteúdo sobre marketing de relacionamento? Então curta, compartilhe. Seu apoio faz a diferença!