Como os Novos Comportamentos de Consumo das Pessoas Influenciam nas suas Vendas?

Agencia de Marketing Digital SP

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Hoje nossa nave vai aterrissar no tema novos comportamentos de consumo.

Se ajeita na poltrona, afivela os cintos e vem com a gente.

#partiuAlmaz

Que novos comportamentos de consumo?

Jura que você não percebeu? Você deve ter percebido sim, mas com a correria do dia a dia falta um tempinho para organizar as ideias e elencar as percepções sobre o mercado que vamos adquirimos no transcorrer de nossas atividades.

Muitas vezes até esquecemos essas impressões, mas hoje vou ajudar a você a lembrar das maiores mudanças do comportamento do consumidor nos últimos anos e como elas impactam nas suas vendas.

“Ver na internet quanto tá”

A mudança mais óbvia. Você se lembra quando não tinha internet ou a maioria não sentia segurança de fazer compras online (principalmente o público mais velho)?

As pessoas recorriam ao folheto, a TV ou conferiam direto no ponto de venda. Mas isso mudou completamente.

Hoje, 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar pela internet. Com a pandemia, as vendas online só aumentaram.

Em 2020, 13 milhões de brasileiros compraram alguma coisa pela internet pela primeira vez.

Mas um número ainda mais relevante é que 9 de cada 10 consumidores dão uma “googlada” antes de fazer uma compra. Ou seja, pesquisam em sites de compra primeiro os preços antes de se decidir.

Isso demonstra uma mudança de comportamento cultural. Mesmo que a pessoa não compre pela internet, o primeiro contato que ela terá com o produto ou serviço muito provavelmente será pela tela do smartphone.

Portanto, é obrigatório para qualquer comércio ter presença digital para atrair a atenção do seu público-alvo. Quem está de fora da net, perde poder de influência e chance de atrair o consumidor antes da concorrência.

Se você não tem um espaço só seu na internet, você deve fazer isso correndo.

“Já sei o que vou comprar na Black Friday”

Seguindo com a análise dos novos comportamentos de consumo.

Mais um motivo que reforça a necessidade do seu negócio deve não só estar, mas se destacar, investir, no segmento digital é que faz parte dos novos comportamentos de consumo planejar e pesquisar quais produtos adquirir em determinadas datas.

Por exemplo, antes da Black Friday, 92% dos entrevistados da Pesquisa Black Friday 2021 afirmaram consultar os preços dos produtos na internet.  Desse total, 37% responderam que escolhem antes da data os itens que desejam.

Isso mostra que está se tornando cada vez mais comum as pessoas se planejarem para datas especiais, como promoções e feriados.

Sem dúvida é muito mais simples fazer esse trabalho de planejamento pelo mundo virtual. A compra não ocorre mais com a proximidade da data.

Claro, sempre tem aqueles que deixam de fazer a compra de Natal no dia 24 de dezembro às 20h, mas aumenta o público que começa a pensar nos presentes meses antes.

A internet torna mais simples a busca por ideias e preços. Quem investe no segmento tem mais oportunidades de se destacar para esse consumidor paciente e estudioso.

Como serão os novos comportamentos de consumo pós-covid?

Nope. A pandemia não acabou. Você precisa continuar a andar de máscara e evitar aglomeração quando possível.

Mas com o avanço da vacinação, a vida começa a retoma o ritmo de antes e dá sinais de como os novos comportamentos de consumo no pós-pandemia.

Por exemplo, com a pandemia, as vendas online aumentaram escandalosamente, como bem sabe. Mesmo quem não tinha o hábito de comprar pela internet, acabou se rendendo e provavelmente se acostumando.

Se tinha alguma resistência de consumir online, com as experiências positivas, provável que essas resistências tenham caído e passou a ter mais confiança de consumir por essa mídia.

Com a reabertura de comércios em pontos físicos pelas cidades, será que as pessoas terão a mesma disposição de antes de ir até o ponto físico de venda e fazer a compra?

Loja física ou digital?

Voltando a atenção aos dados da Pesquisa Black Friday 2021, os que responderam que têm intenção de comprar algo na Black Friday, 47% disseram que só o farão pela internet, contra 15% que afirmaram que vão comprar apenas em lojas físicas.

Detalhe que o número de pessoas que confirmaram que vão comprar apenas no e-commerce teve aumento de 6 pontos percentuais em relação à pesquisa do ano passado.

Houve também aumento no número dos que estão dispostos a comprar apenas em lojas físicas (quatro pontos), mas isso é esperado com a abertura gradual dos pontos de comércio.

Os dados evidenciam a consolidação e ampliação de uma cultura.

Os que estão habituados a consumir mais pela internet continuarão com esse hábito e só o tiveram reforçado na pandemia. Esse público aumentou e se revela a maioria, enquanto os que consomem apenas em lojas presenciais se revelam cada vez mais um nicho muito segmentado.

Invista em várias frentes!

Não tem jeito. As vantagens do meio digital falam mais alto com ou sem pandemia. Essa migração do consumo presencial para o online já estava ocorrendo, a covid apenas acelerou uma realidade que já era dada como certa.

Manter loja física ainda será bom negócio? Com certeza, mas a realidade é que não será bom negócio se manter apenas dessa forma. Você precisa apostar em todas as frentes.

Os dados mostram ser possível — e cada vez mais frequente — manter um negócio operando apenas pela internet.

Em 2020, o número de lojas exclusivamente online passou de 1 milhão no Brasil. Verdade que teve o fator pandemia, mas, novamente, a crise apenas acelerou uma tendência que já estava em curso.

Por outro lado, a quantidade de comércios exclusivamente em ambiente físico, independente de pandemia, teve uma forte queda. Os custos de operação e de manutenção do lugar são algumas das causas e a falta de uma estratégia digital também.

Conclusão sobre os novos comportamentos de consumo

A conclusão sobre os novos comportamentos de consumo é o seguinte: o consumidor brasileiro está mais conectado do que nunca, mais disposto e confiante em fazer compras online e criou o hábito de usar a internet como ferramenta de planejamento de compra.

A compra começa muito antes da data que de fato se planeja fazê-la. Por isso, os lojistas precisam criar estratégias de comunicação e veiculá-las com antecedência para conquistar a atenção, gerar relacionamento e persuadir o cliente a elegê-lo como a melhor escolha na data que espera.

Não basta mais apenas expor um produto. É preciso explicar porque ele é especial, os benefícios que proporciona, etc.

Os novos comportamentos de consumo demanda que você tenha presença digital estratégica para se tornar e se manter competitivo. Do contrário, cedo ou tarde, perceberá impacto negativo nas suas vendas.

Mas não entendo bulhufas de marketing digital

Seus concorrentes provavelmente também não. Mas isso não significa que isso os impede de investir.

Há agências de marketing digital que desenvolvem um plano estratégico de divulgação online e auxilia em todos os processos para colocar seu negócio na web.

E não pense que essa opção é viável apenas para a Ambev ou Natura. Há agências, como a Almaz, voltada para pequenas empresas e microempreendedores.

Vem bater um papo com a gente que explicamos como podemos fazer o seu negócio decolar no mundo digital e o investimento que precisará fazer. Nossa nave está de portas abertas!

Mas não demore. Mesmo grande, ela tem limite de capacidade. Logo, logo ela vai decolar e garantir uma viagem incrível rumo ao sucesso para todos os tripulantes!

Gostou deste conteúdo sobre novos comportamentos de consumo? Então curta, compartilhe. Seu apoio faz a diferença!

marketing digital agencia

Mylena Torres

gerente de contas e relacionamento

Oi, sou Mylena, a mente estratégica por trás das contas e relacionamentos na Almaz. Especialista em redes sociais, trago inovação e engajamento para nossos clientes. Além do amor pelo marketing, sou apaixonada por cachorros. Meu objetivo é criar conexões memoráveis e valiosas com nossos clientes. Junte-se a nós para transformar ideias em resultados!

Conteúdos relacionados.

Transformando Negócios Através de Marketing, Inteligência e Tecnologia

Em um mundo em constante evolução dos negócios e do marketing, a busca por soluções inovadoras e estratégias eficazes tornou-se...

5 Dicas para Escolher a Melhor Agência de Marketing para Sua Pequena Empresa

Você tem grandes necessidades e objetivos, mas sua experiência é ínfima e o seu orçamento, minguado? A solução com certeza...

PRINCIPAIS ERROS para Evitar ao Planejar uma Estratégia de Marketing Digital!

Pensando em investir em estratégia de marketing digital? Bem-vindo ao rolê! Marketing digital está se tornando tão necessário quanto água...

Aumente seu Impacto com a nossa assessoria de marketing e vendas

Não nos limitamos a cuidar somente do seu negócio; através da nossa Assessoria de Marketing e Vendas, otimizamos e impulsionamos seu caminho para o sucesso completo.