Hoje vou te ajudar a encontrar a resposta para a pergunta do momento: como vender mais na Black Friday?
Se você trabalha com e-commecer, já se ligou que a Black Friday é tão ou mais importante que o Natal para o varejo.
O evento ocorre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças nos EUA. Na última sexta de novembro, movimentou mais de 7 R$ bilhões entre quinta e sexta feira de 2021 no Brasil. Só o comércio eletrônico acumulou R$ 5,41 bilhões. Mais de 5% em relação a 2020.
A data que chegou acanhada no Brasil em pouco tempo se tornou um mega evento no calendário do comércio que não pode ser ignorado.
Muitas pessoas aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de Natal, outros economizam uma grana o ano inteiro de olho em um produto específico para comprar na data.
A Black Friday já entrou na cultura do consumidor brasileiro e a tendência é apenas continuar a crescer.
Se você ainda não conseguiu surfar essa onda, ou é o seu primeiro ano na Black Friday, preparei este artigo especial para você.
Vem comigo!
Quando é a Black Friday?
Antes das dicas de como vender mais na Black Friday, marque no calendário quando será o evento. A Black Friday não tem uma data fixa, mas um período do ano fixo, ocasionando do evento ocorrer em datas diferentes de um ano para o outro. Isso provoca confusões e gafes tremendas.
Para evitar passar por esse constrangimento, marque aí: A Black Friday 2022 ocorrerá na sexta-feira, 25 de novembro.
Como vender mais na Black Friday?
Chegou a semana da Black, a última quinta-feira, você fez sua divulgação com ofertas tentadoras, mas… foi um fiasco. As vendas não chegaram nem perto do que estava pensando e chegou até a menosprezar o evento: “Essa Black Friday é só papo”.
O que será que houve de errado? Escolheu produtos desejados, colocou um bom preço, forneceu ótimas condições de pagamento, divulgou em todas as suas mídias sociais e nada?
Bom, considere que você não está sozinho para pegar a onda. Há uma enorme concorrência disputando a atenção do seu cliente e outro detalhe importante: não adiantar se mobilizar para a Black Friday apenas uma semana antes do evento rolar.
Essa é a primeira dica de como vender mais na Black Friday: planejamento.
Planeje-se com antecedência
Como há muita gente colocando o anzol na água, o segredo é chegar no rio primeiro. Comece a “esquentar” seu público em potencial para a data um mês antes.
A ideia é fisgar o seu interesse, despertar a cobiça em adquirir um produto desejado por um preço excelente. Trabalhe sua expectativa. Ofereça condições especiais para quem realizar uma ação. Por exemplo, cadastrar o e-mail, seguir a empresa em uma rede social, etc.
Além de chamar atenção antes da maioria, investir em conteúdo contínuo e crescente até o dia da Black ajuda a fixar a sua marca na memória.
Planeje o estoque
Seguindo com as dicas de como vender mais na Black Friday. Um item que deve permanecer atento é com o estoque. Falhas no planejamento pode ocasionar constrangimentos e perda de oportunidades.
Imagine divulgar um mês inteirinho uma baita promoção e quando chega no dia, o estoque evapora em 1 minuto? Pode frustrar muito os seus clientes. Por isso, você deve também selecionar bem o produto que oferecerá desconto. Ponha na balança: quantidade, desejo e custo-benefício.
Além de frustrar uma grande parcela do seu público, um estoque fraco também acarreta menos dinheiro no caixa. Afinal, se há muita gente reclamando porque ficou chupando o dedo, é porque era um público disposto a engordar seu caixa.
Atente-se também que a organização do estoque é fundamental para evitar transtornos com envio de produtos errados. Muitos lojistas acabam tratando a Black Friday como um evento pontual de tiro curto, mas isso é um erro!
Se a experiência for positiva, o consumidor será estimulando a realizar mais compras durante o ano. É o que uma pesquisa do Google demonstra. Nos dados divulgados, 78% dos consumidores que tiveram uma boa experiência em uma loja, voltaram a comprar na mesma posteriormente.
Ou seja, a Black Friday pode ser o início de um bom e longo relacionamento. Portanto, capriche não só em vender bem, mas em atender bem. E isso sem dúvida necessita de preparo, planejamento para atender o volume atípico de potenciais clientes.
Escolhendo os produtos
Prosseguindo com as dicas de como vender mais na Black Friday. A escolha dos produtos para fisgar a atenção do cliente é fundamental para o sucesso da jornada.
Há produtos que valem a pena colocar na estratégia, enquanto outros não.
Considere:
- É interessante colocar em promoção um produto que vende normalmente?
- Vale a pena aplicar um super desconto para um produto que venderia bem pelo preço normal?
- O seu estoque para os itens selecionados é suficiente para fazer uma promoção de larga escala?
- Como usará a data para desencalhar alguns produtos no estoque?
Após essas reflexões, certamente terá uma direção clara sobre os itens a se selecionar para a Black Friday.
Dica extra para como vender mais na Black Friday!
Ainda tenho uma super dica para te passar sobre como vender mais na Black Friday.
Mesmo agora ciente dessas dicas, você talvez perceba que ainda não tem condições para se planejar desse jeito com tamanha antecedência. Talvez já tenha ficado um pouco em cima para você se organizar para a data.
Mas saiba que muitos lojistas decidem terceirizar algumas partes do planejamento justamente para se dedicarem mais para a sua atividade fim. Também o fazem para se dedicar a outras questões importantes do planejamento que exigem tempo.
É quando entra a Almaz, por exemplo, na jogada. A Almaz é uma agência de marketing digital especializada em lançamento de produtos e promoções para datas especiais. Nosso foco são pequenas e médias empresas.
Fazemos um trabalho temporário totalmente voltado para Black Friday, Natal, Ano Novo, etc.
Podemos te ajudar a bombar nesta Black Friday!
Gostou deste conteúdo sobre como vender mais na Black Friday? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.