Está tudo pronto, mas só falta a estratégia de marketing? Você tirou a ideia do papel, levantou a empresa, criou o produto, mas só está faltando um detalhe: público. Pessoas se interessando pelo que vende ou que saibam que você exista.
Com essa conclusão, certamente não demorou muito para pensar no marketing. A alma do negócio, como diria os antigos.
Bem, isso é um problema se não faz parte da sua formação. Será que é muito trampo e complexo elaborar uma estratégia de marketing?
Será que é necessário investir em uma agência, em um cara especializado em fazer esse serviço?
Claro, o ideal é poder terceirizar o serviço que não faz parte do seu core business para profissionais competentes que garantam retorno do investimento, mas sei que orçamento não é algo que está sobrando no bolso de todo mundo.
Bem, não é impossível você elaborar sua estratégia de marketing, mas saiba que necessitará de muita dedicação, especialmente se você está caindo de paraquedas nesse universo agora.
Se está disposto, ou não lhe resta alternativa, veja os próximos tópicos, pois listarei 4 dicas essenciais para elaborar uma estratégia de marketing.
Confira!
4 dicas essenciais para elaborar uma estratégia de marketing
A fase do desenvolvimento da estratégia de marketing pede muuuita pesquisa, levantamento de dados, análise para poder juntar todo esse volume de informação e vislumbrar o caminho mais coerente conforme os recursos disponíveis.
É um estudo material da realidade que se bem feito ditará o como, onde e o porquê. Deixara o caminho claro como a água e certamente lhe fará se sentir recompensado pelo esforço inicial.
Os seus esforços no primeiro momento deverão se concentrar no seguinte:
1. Construção da persona
Calma, parece que o papo vai entrar em assunto cabeçudo de psicologia, mas não é nada que vá fritar seu cérebro.
O conceito é bem simples. A persona é relativo à personalidade que um indivíduo apresenta, é o conjunto de características de seu comportamento que definem o seu jeito de ser e agir.
Construir uma persona significa elaborar a personalidade de um ser fictício. Ato que ocorre com frequência em trabalhos literários.
No marketing empresarial, essa ideia é aplicada para construir a personalidade do cliente perfeito, identificar quem é a pessoa que se interessaria em consumir o produto ou serviço oferecido pela empresa.
A diferença em relação ao trabalho literário é que na literatura o autor baseia a construção dos personagens em suas análises empíricas sobre a realidade que o rodeia. No marketing, a construção da persona se dá pela observação dos dados.
Ou seja, não há espaço para achismos.
Realizam-se pesquisas com os clientes atuais ou com prováveis clientes no futuro. Elabora-se um questionário minucioso para colher respostas que ajudem a identificar um padrão de comportamento.
Com bases nessas respostas monta-se a persona do cliente considerado ideal.
Esse trabalho de pesquisa pode ser realizado de diferentes formas. Pesquisas na rua, convidar pessoas, ou pagar, para responder perguntas em um ambiente reservado; lançar pesquisas nas redes sociais, contratar uma empresa especializada em pesquisas de mercado, etc.
2. Eleja os melhores canais de comunicação
Com a persona construída solidamente, você terá condições de avaliar quais sacos os canais de comunicação mais eficazes para atingir o seu público.
Você identificou que sua persona é jovem, de 18 a 30 anos? É provável que você terá mais efetividade em alcançá-la investindo em canais de comunicação que estejam mais em alta com esse perfil.
Isso inclui as redes sociais? Certamente, mas há muitas redes sociais. As mais famosas deixaram de ser algo nichado para jovens. Elas se tornaram onipresentes em todas as faixas etárias e extratos sociais.
A questão é avaliar quais estão mais em alta para o seu perfil, para o seu tipo de persona.
Mas não pense que existem apenas as redes sociais. Bons e velhos canais de comunicação continuam rendendo resultados fantásticos, como site e e-mail marketing.
Quando digo site, estou falando de SEO, ranqueamento em buscas de páginas como o Google.
Pode ocorrer na sua estratégia de marketing de concluir que será necessário investir em todas as frentes para atingir os seus objetivos.
Isso certamente demandará alto volume de produção e planejamento de conteúdo consistente e permanente.
3. Dispor de ferramentas de qualidade
Definido os canais de comunicação para pôr em marchar sua estratégia de marketing, segue a parte do conteúdo.
Essa parte demandará produção de qualidade. E tal produção torna incontornável o uso de ferramentas poderosas e eficientes.
Algumas são fáceis de encontrar e estão disponíveis gratuitamente na internet. Outras exigem investimento e conhecimento prévio para usar seus principais recursos, embora exista farto material na internet explicando como utilizá-las.
As ferramentas incluem desde banco de imagens a programas de buscas de palavras-chave.
4. Definir KPIs apropriados
Outro termo cabeludo, mas traduzo: são indicadores de resultados. Ferramentas, sistemas, métricas com condições de fornecer dados confiáveis sobre o desempenho da estratégia de marketing que implementou.
Por exemplo, decidiu investir pesado na comunicação pelo Instagram? Curtidas, comentários e mensagens é uma ferramenta de KPI, pois fornece dados sobre o engajamento do seu público nesta rede.
Defina para todas as áreas que planejar uma estratégia de marketing indicadores que possam te fornecer dados concretos sobre os resultados, pois ajudarão a mudar de rota ou seguir com o planejamento.
Soluções personalizadas para sua empresa: será que existem?
Esses são os pontos fundamentais para elaborar uma estratégia de marketing vencedora.
Mas como deve ter percebido, exige muito esforço e dedicação. Se uma agência de marketing está fora de questão, o que me diz de uma agência de marketing voltada para pequenas e médias empresas?
É o caso da Almaz, uma agência especializada em prover soluções de marketing que cabem no orçamento de pequenos negócios.
Antes de tentar mergulhar neste mundo profundo e extenso do marketing, não gostaria de fazer uma consulta?
Um simples contato pode gerar extraordinária economia de tempo e assegurar resultados.
Entre em contato. Eu e minha equipe podemos te ajudar!
Gostou deste conteúdo sobre dicas essenciais para criar uma estratégia de marketing vencedora? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.