Cansado de agir no improviso? Nos próximos parágrafos explicarei como desenvolver um planejamento estratégico com objetivos claros e metas realistas para pautar as ações do seu negócio ao longo de 2023.
Chega mais!
O simples é divino
Quando se trata de planejamento estratégico, não adianta querer inventar a roda. O mais seguro e eficaz é recorrer às ferramentas de análise estratégicas mais conhecidas e que talvez já conheça.
E por quê? Porque reduz os riscos de erros e de você desanimar logo no ponto de partida. Se o planejamento parecer complexo, imagine colocá-lo em prática…
Portanto, a dica inicial que dou é não se constranja de recorrer às ferramentas mais manjadas. O que importa no final é o conteúdo, o recheio, e não se o bolo é enfeitado com papel arroz ou suporte de acrílico da Frozen.
Na sincera: você sabe o que é planejamento estratégico?
Então, é bom tirar isso do caminho. Não sei o seu nível de conhecimento e sei que muita gente faz confusão com esse conceito básico.
Planejamento estratégico é um plano de ação baseado em dados verificáveis da realidade para se atingir um objetivo e guiar o futuro de um negócio.
É o roteiro da missão construído por evidências, por métricas confiáveis reunidas em torno de um raciocínio lógico que as usarás da melhor maneira para alcançar objetivos traçados.
Não tem nada a ver com a parte da execução, de pôr a mão na massa para produzir conteúdo, organizar eventos, etc. A mão na massa no planejamento estratégico se dá na hora de levantar os dados da realidade em que a empresa está inserida para se ter um panorama do contexto, da condição atual do negócio e os entraves para se alcançar os objetivos.
Aliás, a fase de captação de dados é importantíssima até para se definir quais objetivos são possíveis de se conquistar em futuro próximo, ou mesmo a médio prazo. Às vezes, o que a realidade material revela é que o objetivo inicial é árduo e longo e a melhor estratégia é pensar por etapas.
Por exemplo, cada ano, uma conquista, um degrau rumo ao topo do edifício.
Como funciona o levantamento de dados para o planejamento?
Essa é a primeira parte do planejamento estratégico, que deve demorar o tempo que for necessário.
É nesta fase que se encaixa a aplicação da famosa Matriz SWOT.
Trata-se um método de análise do contexto da empresa, de suas potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças. Cada letra representa essas ideias. Veja.
- Strengths = Forças;
- Weaknesses = Fraquezas;
- Opportunities = Oportunidades;
- Threats = Ameaças.
Elas servem como foco inicial do trabalho de análise, pesquisa e reflexão. Um bom ponto de partida.
- Quais são as forças da sua empresa (os pontos positivos?);
- Quais são as fraquezas (negativos);
- Quais oportunidades o cenário atual apresenta?;
- Quais são as principais ameaças?
Calma, que tem mais a seguir!
Planejamento estratégico para marketing digital
Se o planejamento estratégico que mira no momento é o voltado para o marketing digital, o seu principal objetivo deverá ser o da construção da persona. Isto é, identificar quem é o seu cliente ideal, o que ele quer, suas necessidades lugares frequenta, quais os melhores canais para se comunicar com ele.
A partir dessas informações é possível desenvolver um planejamento para atrair sua atenção, conquistar sua confiança, gerar vínculo e fidelizá-lo.
Para levantar tais informações sobre o cliente é fundamental recorrer a trabalhos de campo, pesquisas, análise de comportamento nas redes sociais, promover enquetes, perguntas nas redes sociais.
Vale sem dúvida recorrer a empresas especializadas em fazer pesquisas, analisar o mercado e também a sua empresa internamente.
A fase de definição dos objetivos
Após se levantar todos os dados relativos à empresa, o seu meio e do seu cliente ideal segue a fase da leitura crítica desses dados para se definir os objetivos.
O objetivo é o conceito geral de onde você quer chegar. Os dados que você reuniu lhe mostrarão quais são os entraves que enfrentará para conquistar o que almeja e daí poderá definir quais são as prioridades iniciais, o que focar primeiro para se aproximar da linha de chegada.
Por exemplo, o objetivo é se tornar líder de vendas no seu segmento. Mas na fase de análise das potencialidades e fraquezas constatou que a marca ainda é pouco conhecida, tem muito menos seguidores nas redes sociais do que a concorrência.
Bem, isso pode ser um objetivo inicial, popularizar a marca. O que levaria a outra pergunta: como?
Percebe? Uma pergunta leva a outra. E a resposta para essas perguntas, que devem buscar coesão com as outras respostas formuladas, é a raiz do planejamento estratégico.
Então temos um roteiro do planejamento estratégico:
- Levantamentos de dados sobre a realidade da sua empresa;
- Elaboração das perguntas certas a partir da análise dos dados;
- Reflexão para as respostas das perguntas formuladas;
- Definição de objetivos baseados na realidade apresentada pelas respostas mais coerentes e mensuráveis.
Esse é o processo mais tradicional e seguro para se definir objetivos claros e metas realistas para a sua empresa.
A diferença entre objetivos e metas
Deve ter reparado que ao longo deste texto tenho feito questão de citar nominalmente objetivos e metas e não tratá-los como sinônimos.
Isto porque eles não são mesmo sinônimos, mas conceitos distintos, ainda que próximos.
O objetivo diz respeito ao que você pretende alcançar, a conquista maior, e a meta trata-se das atividades específicas que te levam a atingir o objetivo.
Portanto, no seu planejamento estratégico você definir o objetivo e estabelecer quais são as metas a bater para atingi-lo.
Facilite o seu trabalho com quem entende do assunto
Se você entende que sua empresa precisa de planejamento estratégico para racionalizar suas ações e garantir resultados, a Almaz pode ser a sua grande aliada.
Somos uma agência de marketing digital voltada especialmente para microempreendedores, pequenas e médias empresas. Prestamos serviços de marketing de A a Z. Desde a consultoria a execução do planejamento estratégico.
Entre em contato para mais informações. Saía do improviso. Vamos decolar juntos!
Gostou deste conteúdo sobre como estabelecer objetivos e metas claras e realistas com planejamento estratégico? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.