Aumente seu Tráfego com Inbound Marketing e Storytelling

Agência de Marketing Digital Preço

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Primeiramente você não sabe o que são inbound marketing e storytelling?

Então precisa se atualizar urgentemente, pois são técnicas importantíssimas de marketing digital. São estratégias que colaboram em grande parte para o aumento de tráfego no seu site, da mesma forma, em blog, redes sociais ou em todos os canais que a sua empresa marca presença.

O elemento central das estratégias de comunicação que envolvem inbound marketing e storytelling é conteúdo. Comunicar algo aos visitantes, leads e clientes, transmitir emoções, agregar em conhecimento. Esses recursos são muito eficazes para atrair a atenção dos visitantes e estabelecer contato com a sua marca de maneira positiva.

Você é iniciante em marketing digital, está pensando em investir na área ou se pergunta por que não está obtendo os resultados que esperava com esse tipo de comunicação? Certamente será de utilidade entender o que significa inbound marketing e storytelling e como podem te ajudar na sua estratégia de marketing digital.

Contudo, para assegurar bom entendimento sobre inbound marketing e storytelling, vamos abordar cada assunto de maneira separada, dá alguns exemplos e no final apresentar mais uma super dica.

Saiba mais sobre inbound marketing e storytelling a seguir!

Inbound Marketing e Storytelling: o Inbound Marketing

Toda campanha de marketing digital para ser bem sucedida precisa utilizar técnicas que atraiam os clientes em potencial até ao serviço ou produto exposto em uma página específica na web, seja o site, blog ou rede social. Isso é o que chamamos de inbound marketing.

A lógica é aproveitar uma característica própria do meio digital e irreproduzível em outras mídias: todo conteúdo publicado na internet é permanente, fica disponível 24 horas por dia, pode ser acessado de qualquer lugar e por qualquer pessoa, e melhor: a custo baixo.

Nas outras mídias, como rádio e TV, é necessário que o seu perfil de cliente esteja presente diante da tela ou do aparelho radiofônico, preste atenção na propaganda e se mobilize a entrar em contato. Na internet, o cliente pode ser naturalmente atraído a sua página conforme demonstra interesse por assunto relacionado a área de seu negócio. Basta que tenha um conteúdo disponível e bem ranqueado nos buscadores.

Essa é a lógica do inbound marketing: gerar conteúdo que atraia, converta e encante clientes. Por isso, também é chamado de “marketing de atração”. Mas não confunda com “marketing de conteúdo”, pois esse é um dos pilares do inbound marketing, portanto, uma ferramenta dentro de um planejamento mais abrangente que constitui o inbound marketing.

Isso vai ficar mais claro com as explicações a seguir.

Inbound Marketing e Storytelling: os pilares do Inbound Marketing

O objetivo, como vimos, é atrair clientes. O “x” da questão é como fazê-lo. O inbound marketing se baseia em três pilares para desenvolver a estratégia de marketing:

Marketing de Conteúdo

Diz respeito à criação de conteúdo que seja de interesse do público alvo. Definir essas pautas requer inicialmente estudos anteriores, como a definição do público alvo, os assuntos, as dúvidas mais frequentes desse tipo de público e as palavras chaves mais buscadas no setor em buscadores como o Google.

Essas informações são essenciais para pautar o conteúdo a ser desenvolvido para publicar em blogs ou redes sociais, pois se tratam de conteúdo direcionado, procurado e com maiores chances, portanto, de despertar interesse.

Esse conteúdo difere do método tradicional, porque não faz a propaganda do negócio de maneira explícita, muitas vezes nem sequer chegar a citar a marca. O que pode soar incompreensível para muitos.

Mas a ideia, primeiramente, não é vender um produto, mas desenvolver um relacionamento, trocar experiências, construir vínculo, estabelecer experiências positivas em relação a marca na percepção do visitante.

Esse relacionamento, essas experiências positivas colabora para o desenvolver do sentimento de confiança, fundamental para persuadir compras futuras e tornar a marca memorável na cabeça do cliente.

Outro aspecto que o marketing de conteúdo explora é o de transformar a marca divulgadora do conteúdo uma autoridade no assunto, uma marca experiente e com sólidos conhecimentos na área, logo uma referência no assunto.

A instauração dessa imagem será extremamente benéfica a marca quando da ocasião do visitante precisar do produto ou serviço que a empresa fornece. Certamente, o empreendimento será alvo de suas cogitações, no mínimo um grande passo para a venda se concretizar.

Marketing de conteúdo “vende” primeiro relacionamento para conquistar a confiança do cliente, depois vende o produto ou serviço.

SEO

Sigla que se refere a Search Engine Optimization  (SEO). Trata-se de um conjunto de regras estipuladas pelos principais buscadores, como o Google, para que um site, um conteúdo se destaque, ocupe as primeiras posições da primeira página de resultados das pesquisas realizadas pelos seus usuários.

Por exemplo, uma pessoa pesquisa sobre compra de imóveis em SP no Google. O buscador apresenta os resultados das pesquisas listando uma série de posts, de anúncios, sites etc, os separando por páginas.

Considerando que os primeiros colocados da primeira página são os que recebem mais cliques, segundo pesquisas, qual o critério do Google para colocar determinados sites na frente dos outros? “O dinheiro”. Pode pensar. Mas não é bem assim.

Os anúncios pagos, de fato, ocupam as primeiras posições, mas logo abaixo deles aparecem sites que não pagaram para ocupar aquele espaço e mesmo assim recebem bastante tráfego por estar bem posicionados. O melhor dos mundos em uma campanha de marketing: receber cliques espontâneos sem precisar pagar por eles. A questão é sobre esses sites. Quais são os critérios de classificação?

Esses critérios são chamados de SEO. É uma série de requisitos exigidos pelos buscadores para ranquear uma página nas primeiras colocações de uma pesquisa. Esses requisitos incluem números de vezes que a palavra chave se repete no texto, quantidade de palavras, legibilidade do texto, tamanhos dos tópicos entre outros.

 Esses critérios são trabalhados no inbound marketing, durante a fase de geração de conteúdo, para atender o objetivo de ficar bem ranqueado nos buscadores. Como dissemos, quanto mais no topo da primeira página, mais tráfego a postagem, o conteúdo, receberá.

Estratégias em Redes Sociais

O ranqueamento é mais eficaz em postagens em sites e blogs. Nas redes sociais é interessante replicar o conteúdo publicado nos blogs para atrair a atenção do público dessas plataformas que sem dúvida é volumoso.

Vale também fazer anúncios utilizando o conteúdo dessas postagens para chamar atenção de mais pessoas.

O que é Storytelling?

Storytelling é uma narrativa que encadeia sequência de pensamentos e fatos de forma a despertar o interesse do ouvinte, internauta ou telespectador. É o contar de uma boa estória.

É um recurso muito empregado em propagandas televisas que desenvolve um roteiro que gere sensações, sentimentos no público que as assiste.

Esse recurso gera mais envolvimento do público por abordar assuntos e expor pessoas que lidam com problemas que são comuns a todos. Ter um rosto a identificar, uma situação a identificar  provoca mais empatia, um envolvimento mais caloroso do que uma propaganda convencional que expõe apenas marcas e números.

Assim como na geração de conteúdo, o preparo do storytelling necessita de um planejamento, um roteiro prévio baseado em pesquisas, números, evidências que apontem um caminho a se trilhar.

Essa preparação envolve a definição do público alvo que a narrativa se destina, o motivo de contar a história, qual a plataforma a ser utilizada para reproduzi-la e a linguagem que será utilizada. Entre outras definições, mas essas são as básicas.

O storytelling pode ser aplicado em diversas plataformas, mas sem dúvida a arte de contar estórias pode ser mais bem aproveitada em vídeo, pois nesta plataforma pode se utilizar de diversos recursos narrativos, como linguagem corporal, sonora, visual animada entre outros. Acresce que a mídia é uma das mais populares atualmente, facilmente compartilhável e por isso com rápido alcance de pessoas.

Informação importante é que o inbound marketing e storytelling devem se harmonizar, fazer parte de uma mesma estratégia e não serem desenvolvidos e executados como se fossem ações isoladas.

Benefícios do Inbound Marketing e Storytelling

Os benefícios dessas técnicas de engajamento são diversos e claros:

  • Como o conteúdo é direcionado, alcançam o público certo;
  • Estabelecem um relacionamento mais próximo com clientes;
  • Aumentam o poder de persuasão de sua campanha;
  • Diminuem os custos;
  • Aumenta o ticket médio;
  • É possível fazer mensuração de resultados em tempo real.

Como implementar Inbound Marketing e Storytelling em sua Estratégia de Marketing Digital?

Adotar essas estratégias, gerar conteúdo direcionado e que atenda todos os requisitos para ser bem ranqueado é uma tarefa complexa, por isso é improvável que pessoas sem experiência em inbound marketing e storytelling consigam resultados satisfatórios agindo por conta própria.

Mesmo que consigam isso certamente não ocorrerá sem antes dedicar horas e horas de estudos, tentativas e erros. Tempo que nem todos têm sobrando.

Por isso, a maneira mais rápida e produtiva de implementar essas estratégias de marketing e aumentar o tráfego no seu site, blog e redes sociais é contratar uma agência especializada e com vários cases de sucesso para apresentar.

É o caso da Almaz. Fornece diversas soluções de marketing para levantar a presença de seus clientes no meio digital e assim conquistar mais público e consequentemente vendas. Conta com uma equipe de profissionais especializadas que tem como lema “gerar novas ideias para resolver grandes problemas”.

A Almaz faz desde o planejamento de marketing por meio de seu serviço de consultoria, como a aplicação desse planejamento na prática.

Dessa forma, pare de flopar com o seu conteúdo web ou inicie agora mesmo a sua jornada no meio digital seguindo desde o princípio uma estratégia vencedora. Portanto, descomplique a sua vida, resolva os problemas de tráfego de sua empresa.

Gostou deste conteúdo sobre inbound marketing e storytelling? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e opinião são muito importantes para nós. Sua colaboração faz a diferença. Leia mais de nosso conteúdo. 

consultoria de marketing digital valor

Mayara Torres

ceo/head de marketing

Ei pessoal, sou a Mayara Torres, a mente brilhante por trás da Almaz. Quando não estou ocupada estudando o universo dos negócios, você me encontrará desvendando os mistérios cósmicos. Sou graduada em Publicidade e Propaganda e Design, e como boa virginiana, a perfeição é meu sobrenome. Além de CEO, sou uma líder apaixonada que busca não apenas resultados, mas também construir parcerias duradouras. Na Almaz, não criamos apenas estratégias de marketing; criamos experiências que impactam e transformam. Vamos nessa!

Conteúdos relacionados.

Transformando Negócios Através de Marketing, Inteligência e Tecnologia

Em um mundo em constante evolução dos negócios e do marketing, a busca por soluções inovadoras e estratégias eficazes tornou-se...

5 Dicas para Escolher a Melhor Agência de Marketing para Sua Pequena Empresa

Você tem grandes necessidades e objetivos, mas sua experiência é ínfima e o seu orçamento, minguado? A solução com certeza...

PRINCIPAIS ERROS para Evitar ao Planejar uma Estratégia de Marketing Digital!

Pensando em investir em estratégia de marketing digital? Bem-vindo ao rolê! Marketing digital está se tornando tão necessário quanto água...

Aumente seu Impacto com a nossa assessoria de marketing e vendas

Não nos limitamos a cuidar somente do seu negócio; através da nossa Assessoria de Marketing e Vendas, otimizamos e impulsionamos seu caminho para o sucesso completo.