Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Hoje vou explicar porque é interessante investir em um site e-commerce mesmo se suas redes sociais estiverem abalando na night.
Você já deve ter ficado com essa dúvida ou se questionando de quais seriam as vantagens de fazer esse investimento. As redes sociais são tão práticas e dinâmicas — e alcançam tanta gente — qual seria a necessidade de um site e-commerce?
As redes sociais não são uma alternativa interessante, aceitável?
Redes Sociais são uma Alternativa Interessante SIM
Realmente, as redes sociais, principalmente WhatsApp, Instagram e Facebook, têm se mostrado ferramentas de trabalho de enorme importância principalmente para pequenos empreendedores.
Pesquisa SEBRAE, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 7 de cada 10 empresas usam as redes sociais para impulsionar as suas vendas.
WhatsApp é a plataforma preferida pelos empreendedores que embarcaram no digital em razão da pandemia.
Algo em torno de 90% dos negócios relacionados à moda, beleza e artesanato, por exemplo, que digitalizaram seus produtos usam o Zap para fazer suas vendas.
Porém, apenas 23% dos empreendimentos vendem em sites próprios.
As causas para essa preferência não são muito difíceis de constatar.
A gratuidade para fazer uma conta sem dúvida conta muito, a possibilidade de definir orçamentos, mesmo baixos, para patrocinar postagens, o volume de pessoas que usam redes sociais diariamente (Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina) e a interatividade dinâmica torna essas plataformas muito atraentes para as empresas de todos os portes.
Elas são indispensáveis para qualquer negócio que pretenda se manter competitivo e não podem ser deixadas de lado.
Mas, diante de todas essas facilidades e necessidade de usar redes sociais, onde entra o site e-commerce nessa história? Qual é a sua relevância no contexto atual que faz ter sentido deixar de se dedicar integralmente as redes sociais para desenvolver um site próprio?
Te conto a seguir.
3 Motivos para ter um E-Commerce junto com as Redes Sociais
Não se trata de preferir um em detrimento do outro. Como disse, redes sociais são ferramentas importantes e merecem sua atenção.
O que pretendo demonstrar que a estratégia mais interessante para o seu negócio é usá-las como um complemento a vitrine do seu site e-commerce.
Usar os dois: site e-commerce e redes.
As vantagens do Whatsapp, Insta e Cia. você e muita gente está por dentro, mas como demonstrou a pesquisa SEBRAE, são poucos os negócios que aderem ao site para vender seus produtos.
Isso se deve ao desconhecimento de suas vantagens que fazem valer a pena o investimento que você não precisa ter com as redes sociais. É sobre isso que trato a seguir.
#1 Verdadeira vitrine para os seus produtos
A vida útil de um post no Instagram, Facebook ou no Whatsapp é de 24 horas. Em pouco tempo ele é engolido pelo mar de publicações na timeline dos usuários.
Há algumas soluções paliativas como formar álbuns dos produtos, mas as grandes plataformas não oferecem recursos para categorizar os itens e facilitar para o usuário a identificação rápida daquilo que procura.
Facilidade que um site e-commerce com certeza pode oferecer. O site e-commerce funciona como uma vitrine de produtos que possibilita ao administrador categorizá-los por páginas específicas e oferecer ao usuário mecanismos eficientes de busca.
Exibir seus produtos com destaque e organizadamente certamente causa efeito mais positivo perante o olhar do público e incentiva consumo imediato.
#2 Um olhar diferente para o seu negócio
É aquela velha história… o cara pode ser um sem-teto, mas se vestir um terno e gravata passa a ser visto com outro olhar.
O site é uma espécie de terno e gravata para uma empresa na internet. Ele dá um ar mais profissional ao seu trabalho, o que faz aumentar a confiança e a sensação de segurança para fazer negócio.
Pensa: as redes sociais, por serem gratuitas, estão acessíveis para qualquer pessoa. Um Zezinho da esquina pode resolver agora criar uma página de venda em uma das redes sociais gigantes e em dois minutos fazer a sua primeira postagem.
Sem planejamento, estrutura ou o mínimo de investimento.
Um site indica que o empreendedor está de fato comprometido com o seu negócio (não que os que operam apenas nas redes sociais não estejam, mas aqui vale a máxima da esposa de César, não basta ser, tem que parecer também) por investir mais e que sua empresa goza de prosperidade e estabilidade.
Comprometimento, prosperidade e estabilidade. Palavras-chave que evocam na cabeça do consumidor a melhor de todas as sensações que um negócio de sucesso busca passar: segurança.
#3 Tecnologia a seu favor
A interação que as plataformas de interação social proporcionam é com certeza um atrativo que aproxima a marca de seus consumidores.
Porém, esse contato diário e sempre necessário para concretizar as vendas acaba se tornando desgastante com o tempo.
Em um site e-commerce profissional, o empreendedor pode ter a sua disposição ferramentas de gestão de vendas que permitem que o usuário pesquise, selecione e compre um produto sem precisar de interferência humana em qualquer fase desse processo.
Um site e-commerce oferece mais possibilidades de automação do atendimento. Nas redes sociais, todo o processo de compra e venda, confirmação do pedido, pagamento, etc., tem que ser feito manualmente.
Venha decolar na Almaz!
Ter um site e-commerce só para o seu negócio é demonstrar a evolução do mesmo, aumentar o seu prestígio, as facilidades de sua gestão de vendas e atuar de modo mais estratégico na internet.
Use as redes sociais como “isca”, um cartão de visitas para atrair ao seu carro chefe: o local que estará inserido todos os seus produtos, depoimentos, localização e demais informações que julgar relevantes.
No entanto, o site e-commerce tem que ser profissional, tem que ser feito por profissionais que entendem as necessidades do seu negócio e do que precisa para causar uma boa impressão nos seus clientes na internet de imediato.
Peço licença para fazer o jabá da minha agência agora. A Almaz é especializada em marketing digital para pequenas empresas e acumula vários cases de sucesso. Podemos fazer o seu negócio decolar com um site e-commerce de primeira!
Até o final de 2021 estamos oferecendo condições incríveis para as empresas que entrarem em contato usando a palavra-chave “site e-commerce”! Corre que ainda dá tempo!