Tempo estimado de leitura: 11 minutos
Fique por dentro de melhores dicas de marketing digital para iniciantes neste post.
Você tem um pequeno negócio ou está pensando em abrir um e já percebeu que um setor importantíssimo para a sobrevivência ou consolidação de um empreendimento hoje é o marketing digital.
A mídia digital é a que mais se popularizou nos últimos anos e oferece as melhores ferramentas para atingir o público que pretende – e por valores bem mais atrativos do que os canais tradicionais de comunicação.
Na internet há espaço para todo mundo e graças à neutralidade da rede pequenos podem fazer frente até mesmo a gigantes, se tiver bom conteúdo e planejamento.
Portanto investir nessa área é fundamental para viabilizar um negócio que não conta com grandes orçamentos para atrair o maior número de pessoas no menor tempo possível.
Além de verba, entretanto, também é preciso investir tempo, pois a produção de conteúdo na internet além de necessitar de frequência costuma ser mais densa.
E para ganhar visibilidade não há outra forma do que produzir conteúdo original e de qualidade.
Mas se você ler esse texto agora deve saber já disso e sabe que é muito mais fácil falar do que fazer.
O grande “x” da questão para os pequenos negócios que não contam com um departamento dedicado exclusivamente para marketing e estão começando a produzir na área é: como fazer conteúdo de qualidade na internet?
Mais: que tipo de conteúdo produzir, quanto se deve fazer por semana, por dia, por mês, quais são os primeiros passos, como lidar com os principais entraves?
Este post tem como proposta trazer dicas de marketing digital para iniciantes, trazer alguns insights, ser um guia básico para quem deseja iniciar na área e se aprimorar.
Se for o seu perfil, prossiga na leitura!
Dicas de Marketing Digital para Iniciantes
A seguir vamos passar breves orientações sobre marketing digital para iniciantes. Dividimos as dicas em 3 núcleos que costumam englobar as principais dúvidas dos pequenos e médios empreendedores. São eles:
- Primeiros passos;
- Ideias;
- Problemas comuns.
Confira as dicas de marketing digital para iniciantes e veja como iniciar hoje mesmo um trabalho eficiente de projeção de sua marca no mundo digital.
Primeiros Passos
Algumas considerações que julgamos ser úteis sobre os primeiros passos para uma pequena empresa começar a trabalhar de maneira eficaz o seu marketing digital.
Planeje
Uma das primeiras dicas de marketing digital para iniciantes é:
“Trabalhar sem planejar é como embarcar em um navio sem leme. Pode acontecer de tudo, porém, a maioria das possibilidades tende para o desastre”.
Antes de fazer qualquer ação você tem que se perguntar: Por quê? Para quê? A quem ajuda?
Você precisa definir qual é o seu público-alvo, a quem pretende atingir e como despertar sua atenção. Esse foco sem dúvida evitará que gaste o seu tempo produzindo conteúdo que não vai despertar a atenção de quem se espera.
Escolha um Nicho
“Escolher e garantir um pedaço é melhor do que disputar o bolo todo – e ficar na vontade”.
Caso não seja possível segmentar pelo público, segmente pelo assunto.
Uma das formas de selecionar um público-alvo é escolhendo um nicho, um segmento de mercado específico que pede conteúdo específico e no qual o seu negócio consegue atender as principais necessidades.
O poder de segmentação das ferramentas digitais permitiu identificar mais facilmente determinados públicos que, se não são tão populosos para despertar a atenção de grandes empresas, são suficientes para sustentar pequenos e médios empreendimentos.
O melhor cenário é você poder se dedicar na produção de materiais sobre assunto que domina e gosta.
Seja Profissional
Mais uma das dicas de marketing digital para iniciantes:
“Aparência no marketing digital não estética. É profissionalismo”.
Sabe quando você vai em uma loja física e ver a fachada em mal estado, suja, pichada? Não causa uma boa impressão, certo?
Às vezes o atendimento e os produtos que comercializa são até melhores do que a loja da esquina em condições mais favoráveis esteticamente, mas a impressão que normalmente se tem sobre um lugar desses é que os administradores não levam muita em conta a opinião dos clientes ou não levam o negócio a sério como deveriam.
Essas mesmas impressões ocorre no âmbito digital.
Sites sem um domínio próprio, com design muito básico, sem leitura responsiva (adaptável para diferentes tipos de tela), com muita ou pouca informação passam uma impressão péssima que podem afastar das considerações do visitante investir no seu trabalho.
Por isso, invista para ter um site profissional, feito por que entende do assunto. A vantagem não está só na aparência. Sites profissionais são trabalhados para facilitar o ranqueamento em páginas de buscas como o Google.
Respeite a Identidade Visual
A construção de um site profissional demanda a construção de uma identidade visual que deve ser respeitada, não importa a mídia em que se trabalha (Facebook, Youtube, Instagram, etc).
Outra das dicas de marketing digital para iniciantes no sentido de transmitir profissionalismo ao público externo é fazer a integração de suas mídias sociais, isto é, vincular o site ao blog e as redes sociais.
Isso dá um sentido de unidade, coesão, gerenciamento ativo, inteligente e preocupado em facilitar a interação do público com a marca.
Qualidade é Melhor do que Quantidade
Seguindo com as dicas de marketing digital para iniciantes:
“Feito é melhor que perfeito”.
Certamente uma máxima que tem valor e sentido. Não adianta ficar polindo muito o material e demorar demais para divulgá-lo. Isso dá brecha para que outro faça algo parecido e idêntico. “Roube” o seu espaço, o seu pioneirismo, o seu vanguardismo.
Contudo, isso não significa que se deva abrir mão da qualidade e focar somente na agilidade e quantidade. É necessário equilíbrio. E sempre quando a questão for qualidade ou quantidade opte pela primeira.
Publicar um material que peque pela qualidade queima não só o conteúdo como a imagem da instituição. Esse é o pior dos riscos.
O que deve avaliar no material a associar a sua empresa na internet:
- É de fácil navegação?
- É agradável? É simpático?
Estabeleça uma Rotina
Prosseguindo com as dicas de marketing digital para iniciantes:
“Uma boa ideia posta em prática todos os dias é melhor do que uma grande ideia que nunca sai do papel”.
As postagens no blog, nas redes sociais, no site, precisam de qualidade, no entanto é preciso também frequência para tornar sua marca presente e fidelizar o público.
Se você não conseguir o tempo adequado para produzir com regularidade, uma saída é contratar profissionais que façam por você. É possível contratar agências especializadas em pequenas e médias empresas e profissionais freelancers.
O seu tempo no marketing digital deve ser dividido entre criar conteúdo, analisar dados e divulgação.
Tenha Opinião
“Opinião na internet é combustível de paixões e ódios. Já a neutralidade não gera apenas indiferença”.
O objetivo de toda campanha de marketing digital é gerar identificação com o seu público. E como gerar identificação sem se posicionar? Sem mostrar o seu lado mais humano, suas ideias ou até um pouco de sua intimidade?
Pessoas necessitam de um rosto, de crenças, valores para se identificar.
Você precisa criar grupos e expor suas opiniões nas redes sociais.
Uma pessoa que não se posiciona sobre nada não costuma gerar engajamento. Quem procura agradar a todos acaba não agradando ninguém.
Ideias
Veja algumas dicas de marketing digital para iniciantes relacionadas às ideias para tempo e equipe.
Por exemplo, qual deve ser a sua rotina de produção? Quais são os critérios para contratar uma equipe e definir o papel que desempenhará?
Ideias para Tempo
Não existe um tempo definido e imutável para se dedicar no trabalho de produção de marketing digital. O importante é que ele seja suficiente para que consiga produzir a quantidade de material necessária.
Dependendo de seus objetivos, uma 1 hora por dia pode ser o suficiente, ou 10 horas por semana ou 20 horas por mês.
Não importa, o fundamental é que você estabeleça uma rotina, uma quantidade de horas mínimas a se dedicar a atividade por determinado período de tempo.
Defina o Investimento
“O tempo a ser gasto começa pelo quanto a ser investido”.
O seu orçamento será um dos principais fatores quanto ao tempo que precisará se dedicar a produção. O orçamento pode contemplar ou não soluções automatizadas? E contratação de profissionais dedicados?
Automatize
“A tecnologia tem que está a nosso serviço e não o contrário”.
Se o seu problema é tempo, precisa ganhar mais tempo para se dedicar a outras atividades, verifique todas as áreas que são possíveis de aplicar automatização e invista nessas soluções.
Ideias para Equipe
Dando prosseguimento sobe as dicas de marketing digital para iniciantes.
Referente à formação e finalidade de equipe, descreva quais são as suas necessidades e saiba exatamente do que precisa.
Antes de contratar um profissional se questione:
- O que você espera dele?
- Qual será o seu papel?
Custo
“Não invente a roda. Compre-a”.
- Contrate soluções prontas;
- Contrate somente o necessário;
- Terceirize profissionais que conheçam o seu campo de atuação;
- Contrate um consultor, quando possível, para te ajudar.
Problemas Comuns
Os problemas mais comuns citados por empresários, principalmente os pequenos e médios são:
- Tempo;
- Equipe;
- Custo.
Tempo
O tempo está atrelado a:
- Falta de tempo para adquirir o conhecimento mínimo necessário para investir em uma campanha de marketing digital;
- Falta de tempo para planejar e se dedicar a produção.
Equipe
Dificuldade para encontrar profissionais qualificados ou por valores que caibam no orçamento.
O que nos leva a:
Custo Alto de Mão de Obra
Soluções
“A principal característica do meio digital é a sua capacidade de reunir pessoas e reverberar suas ideias”.
Ou seja, se a internet produz o que há de mais próximo do conceito de aldeia global, não é de se espantar que muitas das soluções dos entraves para investir nessa mídia tenham como origem o trabalho colaborativo, a reunião de profissionais, a delegação de tarefas.
Isso já foi abordado anteriormente neste post de dicas de marketing digital para iniciantes. Não tem tempo, contrate, não tem conhecimento sobre o assunto, contrate.
Mas isso esbarra nas outras questões, profissionais e custo.
Busque Agências e Profissionais Especializados no seu Perfil
Não é difícil encontrar profissionais, pois a demanda por marketing digital é enorme e em tempos de pandemia só tem aumentado. Há diversas agências e profissionais freelancers disponíveis no mercado prontos para prestar os seus serviços.
O maior desafio, no entanto, é encontrar o perfil que caiba no seu bolso.
Há agências e profissionais que são voltados para grandes empresas, grandes projetos e naturalmente cobram preços compatíveis a empreitada, mas existem agências, como a nossa, Almaz, que é voltada para pequenos e médios empresários.
É um tipo de agência que conhece a realidade da maioria das empresas do país, suas dificuldades e o que necessitam para atingir os seus objetivos na rede.
Pois uma coisa é certa: as metas de uma grande empresa não são as mesmas de uma pequena, portanto, os investimentos são, e devem, ser diferentes.
O mesmo quanto as ferramentas de trabalho, a tecnologia empregada, os recursos utilizados. O que não muda são as estratégias para se chegar ao objetivo traçado.
Se um dos problemas acima for à trava que está impedindo as engrenagens de seu negócio no mundo digital, convidamos para fazer uma consulta conosco, uma consulta sem compromisso com a Almaz.
Temos as soluções de que precisa!
Vamos decolar juntos?
Gostou deste conteúdo de dicas de marketing digital para iniciantes? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.