Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Hoje vim falar o que não te contam sobre e-commerce de sucesso.
Elas estão brotando de tudo que é lugar. Seja em razão de se tratar de uma tendência irreversível e inescapável, seja devido às dificuldades impostas pela pandemia.
O fato é que os e-commercers estão bombando e muita gente tem se dado bem, mas isso causa a impressão para outros tantos buscando soluções para driblar a crise que ter um e-commerce de sucesso é mais simples do que parece.
Bem, se muitos descobriram nessa modalidade de comércio uma alternativa interessante para tocar a vida, há também um mar de pessoas, não mencionadas, que se frustraram por perceberem que o mar não é tão dourado como imaginavam.
Não bastar montar a loja e lançar na web.
Isso é só o começo.
Veja a seguir o que você precisa saber antes de investir em seu e-commerce para se planejar corretamente e ter ciência do caminho que precisa trilhar para prosperar nessa atividade.
5 Verdades que NÃO te contam sobre ter um E-commerce de Sucesso
#1 Você não fica sentado esperando os pedidos chegarem…
Santa ilusão! Seria ótimo se fosse assim, mas, velho, se você não tem marca consolidada no mercado, conhecida, terá que ralar para fazê-la se tornar conhecida e construir uma boa reputação.
Para tanto você vai precisar chegar até as pessoas e não esperar que cheguem até você, porque isso não vai rolar.
Investir em uma loja virtual é apenas o primeiro passo, a vitrine da sua loja. Mas para atrair clientes terá que se dedicar e seguir algumas estratégias.
Uma delas é o marketing digital, principalmente em redes sociais. Mais acessíveis, dinâmicas e com muita audiência. Você precisa estar nas redes sociais, produzir conteúdo constantemente e de impacto para atrair o seu público e se destacar da concorrência.
E concorrência é que não falta. Precisará de planejamento, tempo para produzir, interagir e tocar as outras atividades do seu negócio.
Também terá que investir em anúncios, principalmente em datas especiais.
#2 Você não precisa começar com uma loja virtual!
Pois é… Há uma crença forte de que para ter um e-commerce de sucesso é preciso investir em uma loja virtual própria.
Claro que essa é a opção mais interessante, a ideal, mas não significa que seu caminho para se tornar um e-commerce de sucesso necessite começar já com uma loja virtual.
O marketing place é uma opção interessante para quem está começando, pois envolve menos custos e riscos caso o negócio não dê certo.
O dinheiro que você não investirá de começo em um site próprio poderá investi-lo para terceirizar outras áreas que necessitam de uma abordagem profissional que eventualmente você não tenha domínio, como o marketing digital.
Contratar uma agência especializada simplifica e agiliza muita coisa pro seu lado.
Com a evolução do seu negócio e se sentindo mais seguro sobre como funciona o mercado, poderá ajuntar uma grana para montar um site campeão.
#3 Dropshipping não é essa Coca-Cola toda!
Não faz ideia do que seja dropshipping? Não tem problema. Eu te explico, até porque você talvez se depare com essa possibilidade que tem sido adotada por vários comerciantes eletrônicos em início de carreira.
Dropshipping é um modelo de e-commerce que integra sua loja com o fornecedor do produto. Funciona mais ou menos assim:
O cliente faz um pedido na sua loja, esse pedido vai direto para o fornecedor que se encarregará de separar, cobrar e enviar o produto. Concluída a operação, ele fica de repassar a sua parte.
Essa opção pode ser interessante no início, mas conforme o seu negócio cresce pode se tornar um transtorno.
Você fica dependente do estoque do fornecedor assim como todo o processo logístico. Se ele não conseguir atender a demanda, o desgaste cairá na conta da imagem da sua marca. É seu nome que estará à frente da operação.
Tenha isso em mente pensando em longo prazo. As maiores lojas virtuais do Brasil não adotam esse modelo.
#4 Não é possível crescer com loja virtual grátis!
Vai por mim: não é possível ter um e-commerce de sucesso com loja virtual grátis, a não ser que sua ambição seja bem modesta.
Existem espalhados pela internet plataformas CMS com plano gratuito para você criar a sua loja.
Claro, um plano basiquérrimo, apenas o essencial, mas para quem está começando, dá para o gasto. Mas se você pretende crescer com esse negócio, contar só com o básico não será suficiente.
A concorrência vai te engolir.
Os planos mais avançados proporcionam uma gama de recursos que personalizam a experiência de compra do cliente que torna a plataforma muito mais atrativa e eficiente.
Não se iluda. Plano gratuito serve de começo, mas não aguenta o tranco dos concorrentes profissionalizados pedindo passagem com suas Ferraris.
#5 Você não vai conseguir crescer sozinho
Acha ótima a ideia de não precisar de funcionários? Mas vai precisar deles para construir um ecommerce de sucesso. Por mais multitarefas que você seja, uma hora as funções serão tantas que precisará delegar para alguém.
Não tem jeito. Vai precisar dormir e se ficar muito sobrecarregado, certamente sua rotina pesada cobrará o seu preço tanto em saúde como na qualidade do serviço.
Você vai crescer com parceiros!
Ser empreendedor no Brasil não é fácil. Você precisa lidar com muitas tarefas, tocar o seu core business, atender clientes, divulgar sua marca, entrar em contato com fornecedores, enfim, precisa fazer várias funções que consomem muito sua energia e atrasam o seu crescimento.
A melhor maneira para evitar tamanho estresse e acelerar sua expansão é contar com os parceiros certos para entregar um trabalho profissional, eficiente e diferenciado.
Terceirize funções para se dedicar ao que realmente te faz levantar da cama.
A Almaz é especializada em marketing digital para pequenas empresas e microempreendedores.
Temos soluções personalizadas as suas necessidades que cabem no seu bolso. Se pensa em abrir um e-commerce, comece da maneira certa investindo em uma comunicação profissional e que renda soluções administrativas.
Fale com um de nossos especialistas para receber um plano de ação personalizado ao seu projeto. Podemos te ajudar a alcançar as estrelas!
Gostou deste conteúdo de verdades sobre e-commerce de sucesso? Então curta, compartilhe. Você faz a diferença!