Tempo estimado de leitura: 7 minutos
Você sabe o que é marketing humanizado e por que é tão importante a humanização da marca?
Temos que partir do princípio que você sabe do que se trata para explicarmos a sua importância. Para tirar essa pedra do caminho, vamos começar a falar do assunto pelo básico.
O que é Marketing Humanizado?
No cinema, na literatura, existe uma lei que é a seguinte: não diga o que você pode mostrar.
No cinema, isso é fácil: basta montar uma cena. Mas e no livro? Em um post como esse? O exemplo, a ilustração, é o caminho.
Para não correr risco de interpretações equivocadas, vamos fazer os dois. Vamos lá:
Imagine que você é um cliente de um banco e acabou de receber o seu cartão de crédito. Eeeehh, que alegria. Compras facilitadas. O pagamento a gente pensa depois, né? Porém ocorre uma tragédia.
Seu cachorro olha aquele pedaço de plástico bonitinho dando bobeira na sua cama e pensa: “Uh, parece apetitoso”. E come o seu cartão.
Um exemplo muito esdrúxulo?
Ok, então imagine que a soa vozinha, tão bonitinha, faz aqueles bolos de chuva irresistíveis, olha para aquele plástico bonitinho dando bobeira na sua cama e pensa “Uh, que apeti…” Não, brincadeira. Pensa: “Lixo”. E joga o cartão no lixo.
Você naturalmente se desespera.
Tenta falar com o banco e é atendido por um robô ou recebe a informação de que tem que ir até uma agência física e fazer novo pedido. Que trampo…
Onde esta o Marketing Humanizado nisso?
Nesse exemplo, nenhum, mas vamos chegar lá. Siga firme. Vai vir agora, no próximo parágrafo. Não pisque!
Agora imagine se em vez daquela resposta automática padrão, o robozinho te respondendo ou a ingrata a informação de que terá que ir a uma agência, receber, dentro de alguns dias, um cartão novo, uma carta escrita a mão e um presentinho para o seu cachorro?
Banco fazendo isso?
Até parece…
Mas foi exatamente o que ocorreu com um cliente do Nubank. Os dois casos, a propósito, o cachorro e a vozinha distraída.
No caso da vozinha, a marca enviou junto com um cartão e o bilhete, uma lixeira rosa.
Sobre Humanização de Marca
O que esses exemplos acima dizem sobre humanização de marca?
Você percebeu que a interação entre marca e cliente foi bem menos fria do que o tradicional?
O marketing humanizado busca justamente isso: humanizar processos e estabelecer conexão com os clientes.Sai o atendimento automatizado, pré-roteirizado e entra um atendimento personalizado.
Mas as pessoas não preferem receber um atendimento eletrônico instantâneo? Não é o que algumas pesquisas têm mostrado.
Segundo estudo feito pelo Retail Dive, 70% dos consumidores desejam ser atendimentos por um humano do que por uma voz robótica.
O principal argumento para boa parte dos entrevistados é a alegação de que os robôs não conseguem entender e ajudar de fato em suas dificuldades.
Ou seja, mesmo com o avanço da tecnologia, os consumidores anda preferem um atendimento humano e valoriza as marcas que investem nesse sentido.
Como aplicar Marketing Humanizado na sua empresa?
Esses dados acima podem surpreender a muitos que investiram pesado em um atendimento automatizado devido as facilitações oferecidas e pela crença de ser uma opção do agrado da maioria.
Diante dessa realidade que aponta para um caminho oposto, como aplicar marketing humanizado? Quais ações podem ser feitas? Exige muito investimento?
Exige novas formas de interagir com o seu público.
Isso não significa que seja necessário aposentar os robôs e contratar um exército de funcionários. A aliança tecnologia + funcionários torna possível um atendimento humanizado e de alta produtividade.
Abaixo colocamos algumas ações que se alinham ao conceito de marketing humanizado. Confira!
Storytelling para envolver
Storytelling é a arte de contar uma história por meio de um enredo elaborado.
É uma narrativa envolvente que geralmente conta com recursos audiovisuais e a exposição da intimidade de seu narrador, seja ao mostrar o seu rosto, portanto, humanizar o emissor da mensagem, seja ao compartilhar experiências vividas.
Essa técnica está super em alta, porque a lógica é gerar relacionamento, intimidade, fazer as pessoas se sentirem mais próximas e se identificarem com ela.
Por isso, a dica é produzir conteúdo exibindo, por exemplo, a produção dos produtos, a história da empresa, os colaboradores, etc. Claro, o ideal é fazer vídeos, mas outras mídias não estão descartadas.
Esse tipo de conteúdo certamente irá gerar mais envolvimento, despertar mais emoções no público atingido. Você faz divulgação de sua empresa sem deixar de incluir o elemento humano. “Marketing humanizado”. Pegou?
Surpreenda o seu público nas redes
As redes sociais tornaram a interação com o público muito mais dinâmica, facilitada. Use esse trunfo ao seu favor ao interagir com os clientes. Engaje-os curtindo e respondendo os seus comentários nas redes sociais.
Essa pequena atenção acaba repercutindo muito positivamente no consumidor.
Humanização de dentro para fora
O primeiro passo para a implementação do marketing humanizado é se humanizar internamente, isto é, estar conectado com os seus colaboradores, interagir com eles, saber como estão.
Adianta pregar humanização no tratamento com os clientes se internamente não há comunicação humanizada?
Crie um ambiente agradável e que estimule a interação entre os colaboradores e suas lideranças.
Exemplos de marcas humanizadas
Relatamos aqueles episódios protagonizados pela Fintech Nubank, sem dúvida um ótimo exemplo de humanização de marca, no entanto, ela certamente não é a única marca de peso investindo em marketing humanizado.
A Netflix costuma dá show nesse quesito. É uma verdadeira referência nas redes sociais. De acordo com um levantamento feito pela empresa Socialbakers, o canal de streaming foi a marca que mais interagiu com os seus fãs no Instagram.
A liderança em engajamento no Facebook ficou com o Hotel Urbano, outra marca que costuma ser um exemplo de marketing humanizado.
O Ponto Frio é outro ótimo bom exemplo. Assim como a Netflix, costuma pauta as interações com os seus clientes pelo bom humor.
Natura, O Boticário, Cielo são marcas que ficaram entre as 22 empresas mais humanizadas do Brasil, segundo pesquisa divulgada na revista Época Negócios.
Humanização de marca com a Almaz
Investir em humanização de marca não é modismo. É uma tendência que vem entregando muitos resultados.
Se até empresas grandes como as citadas acima estão embarcando nessa, será que a sua empresa pode se dá o luxo de abdicar dessa estratégia?
Se começar a investir hoje em marketing humanizado evitará ficar para trás em relação a concorrência, que certamente perceberá em algum momento que o caminho a se trilhar é esse.
Se ainda tem dúvidas sobre como implementar esse tipo de marketing, na produção de conteúdo, quais são as possibilidades de sua empresa, entre em contato conosco, com a agência Almaz!
Somos especializados em inbound marketing e fazemos uma análise prévia de seu negócio – sem compromisso.
Vamos decolar juntos!
Gostou deste conteúdo sobre marketing humanizado? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!