Tempo estimado de leitura: 7 minutos
Métricas são a análise dos resultados, a mensuração dos resultados. Quando publicamos um conteúdo no Facebook esperamos atingir um objetivo, certo? Alcançar bom número de pessoas, atrair público para a sua página, receber cliques na postagem etc.
E como analisar o desempenho dessas postagens, como analisar se cumpriu com o objetivo, se rendeu frutos ou não, como mensurar que o conteúdo divulgado no Facebook teve relevância para seus resultados finais em termos de vendas e repercussão?
O Face fornece ferramentas, mecanismos para fazer essa análise, ou para facilitar essa análise. Vou mostrar pra vocês quais são essas métricas do Facebook, essas ferramentas, e o que deve observar para avaliar o desempenho do que publica na famosa rede social.
Saiba mais sobre métricas do Facebook a seguir.
Estabelecendo o objetivo
Antes de avaliar as métricas do Facebook, o primeiro passo é estabelecer uma meta que se pretende alcançar com o trabalho desenvolvido na rede social. Sem essa definição, corre o risco de se fiar em números que pouco acrescentam para o que almeja.
Por exemplo, digamos que seu objetivo é atrair mais pessoas para o seu site, veja bem, o site que você posta conteúdo e replica no Facebook, não sua página oficial na plataforma. Pautar o desempenho pelo número de pessoas alcançadas ou pelas curtidas na publicação não é a melhor forma de análise. Mas, sim, o número de cliques que o conteúdo recebeu.
E há métricas para todas as ações praticamente, cliques curtidas, comentários, compartilhamento, expansões de detalhes, menções em outras publicações, enfim, dados é o que não faltam, mas é preciso colher os dados corretos. E para isso necessita-se do estabelecimento de uma meta logo de princípio.
Métricas do Facebook: Alcance
Vou apresentar para vocês uma ferramenta maravilhosa da rede de seu Zuckeberg, que ajuda muito na hora de mensurar resultados, a conferir as métricas do Facebook: o Facebook Insights.
Para acessá-lo basta clicar na aba “Informações” localizadas no topo da página que logo se verá diante de diversas estatísticas sobre o perfil do seu negócio.
No canto esquerdo, localiza-se um menu com várias sessões que fornecem uma visão geral da página, alcance de publicações, número de curtidas, compartilhamento, comentários etc, e dados específicos sobre determinadas ações ocorridas até os últimos 28 dias.
Uma das métricas do Facebook é o alcance que sua página, que seu conteúdo obteve durante certo período de tempo, o número de pessoas que conseguiu alcançar.
Existem duas formas de avaliação de alcance, o alcance orgânico, que não é fruto de anúncios pagos, e alcance patrocinado, que veio por intermédio de anúncios pagos.
Atente-se que o número de pessoas alcançadas é diferente do número de pessoas que clicam no anúncio ou que interagem de alguma forma com a publicação. Para todas essas ações há dados, campos separados.
Métricas do Facebook: Engajamento
Engajamento é toda a interação que o público tem com a sua página e suas publicações. Como mencionei acima, essas métricas do Facebook são verificáveis por meio da ferramenta Facebook Insights, embora uma prévia desses dados possa ser conferida na publicação.
O Facebook estabelece uma hierarquia de importância em termos de engajamento. Lembrando que fica a critério dos administradores da página definir qual é a métrica mais importante a partir do objetivo traçado. Mas o Facebook estabelece a seguinte ordem de importância:
Cliques
Receber cliques pode ser tudo o que precisa: mais pessoas visitando a sua página, lendo seu conteúdo, mais próximas de seus produtos e serviços. Show!
O Facebook também vê como positivo, aumenta os pontinhos do EdgeRank, pois o clique é uma demonstração que o conteúdo despertou interesse.
Mas clicar não é o mesmo que aprovar, de gostar do que leu.
Curtir
Diferente do like, o. “Curtir”, que sugere que a pessoa leu e gostou da publicação, tanto que fez questão de manifestar o seu apoio para todos que se interessarem.
O like, em razão dessa suposta aprovação, tem peso um pouco maior que o clique, mas não gera grande interação como o comentário.
Comentários
O comentário tem peso maior que os anteriores, pois, significa que o conteúdo teve impacto que fez o usuário sentir a necessidade de interagir expressando algo.
Compartilhamento
Mas o peso pesado para o Facebook é o compartilhamento.
Ele externa as seguintes informações para o algoritmo: o conteúdo é tão bacanudo, tão interessante, tão meu-Deus-do-céu-as-pessoas-precisam-ver-isso, que a pessoa se interessou em ler, portanto clicar, gostou do conteúdo, provavelmente curtiu e quis compartilhar junto a sua comunidade de amigos, de seguidores, o conteúdo.
O compartilhamento é o principal mecanismo para uma publicação se tornar “viral”, na internet.
Métricas do Facebook: Alcance Pago
O alcance pago é indispensável em qualquer ação que se faça envolvendo perfil corporativo no Facebook, cedo ou tarde terá que usar. Isto porque apenas 4,5% dos seguidores, amigos etc são alcançados de maneira orgânica, isto é, recebem seu conteúdo de forma espontânea na timeline.
Isso ocorre porque primeiro o algoritmo do Facebook seleciona as publicações que são consideradas mais relevantes para cada usuário, de acordo com o seu histórico de navegação, e, segundo, para estimular as pessoas gastarem seus trocados com o Face, afinal, tio Zucka precisa ganhar umas verdinhas nessa brincadeira.
Existem ao menos três formas de anúncios pagos: o “Promover de Página”, voltado para que mais pessoas conheçam o perfil do seu negócio e passem a curtir a página. Logo depois, “Anúncios Patrocinados” que aparecem no canto lateral da tela para os usuários e as “Histórias Patrocinadas” que surgem no feed de notícias, na timeline do público.
Métricas do Facebook: Taxa de Rejeição
Outra métrica para avaliar o desempenho das publicações, de sua página, se está no caminho certo ou precisa mudar de estratégia. É a taxa de rejeição.
É o número de pessoas que não aprovaram seu conteúdo, não curtiram.
E como fazer essa mensuração?
Não há no Facebook um campo específico que discrimina com exatidão esses dados, até porque muitos simplesmente não externam a insatisfação. Mas há alguns dados que dão indícios de rejeição. Por exemplo, o número de pessoas que deixaram de curtir a página, denúncias de spam e ação de ocultar, deixar de ler suas publicações. Se esses dados estiverem altos, muito presente, é sinal de que algo vai mal e merece estudos de avaliação. Provavelmente mudanças de estratégias.
Em suma, essas são as principais métricas do Facebook com esses dados é possível avaliar se suas campanhas e publicações fazem sucesso, alcançando os objetivos.
Dessa forma, recomendo que acesse o glossário do Facebook voltado para perfis corporativos. Terá acesso a mais informações, outros conteúdo que podem ser do seu interesse.