Como saber quando e o que postar nas Redes Sociais?

agencia de marketing digital sp

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Talvez faça cara de espanto com a última afirmação, afinal todo mundo usa redes sociais e vive postando coisas a toda hora. Como assim dúvidas com posts para redes sociais? Que tipo de dúvidas?

Dúvidas sobre o quê postar, quando postar e em qual plataforma. Claro que algumas têm um dom natural de se comunicar com as pessoas via redes sociais porque nasceu praticamente usando as plataformas de interação social.

Mas o que complica para muitos empreendedores, e é natural no meu entender, é que há uma mudança significativa de posts para a sua rede social, ou seja, perfil pessoal, e para a rede social do seu negócio.

Uma coisa é publicar você brincando com o seu gatinho para a sua vovó, outra é publicar para pessoas que pretende conquistar confiança, engajamento para consumir os seus produtos e serviços. São perfis, públicos diferentes. A máxima “o pessoal não pode misturar com o profissional” não é tão rígida em tempos de compartilhamento sobre quase tudo, mas é preciso moderação, equilíbrio.

O que nem sempre é fácil de se conseguir.

E além sobre o quê publicar, há a questão do quando. Dependendo do perfil do público alvo, há horários mais indicado do que outros. E se você não sabe, as redes sociais, os algoritmos, privilegiam determinados tipos de conteúdos em detrimento de outros.

Chocada? Surpresa? Vou dá dica sobre tudo isso a seguir.

Saiba mais sobre posts para redes sociais e aumente a visibilidade do seu negócio!

Vem dá uma olhadinha.

Quando Postar nas Redes Sociais?

Vamos começar pelo “quando”. Pois esse “quando” vale para todos os posts para redes sociais, todas as plataformas de interação.

É uma velha dúvida.

Publicar durante a semana ou no fim de semana? De manhã, a tarde ou a noite?

A grande resposta é para essa questão é: depende.

Não resolve muito né? Mas é difícil dá uma resposta exata porque não existe apenas um tipo de publico e um tipo de negócio. Vai depender de seu público alvo. Seu público alvo defini não só os horários, mas as redes sociais a se utilizar.

Por exemplo, se o seu público for professores do ensino básico. É provável que o melhor dia de publicação seja no fim de semana, pois estarão de folga. Ou no horário de almoço ou a noite durante a semana.

Se for estudantes, naturalmente o melhor horário será quando não estiverem na escola. Um público mais velho, de terceira idade, é provável que terá mais engajamento de manhã ou a tarde e muito pouco com publicações noturnas.

Enfim, tem que pensar na sua persona, o tipo de público que atende, suas necessidades, hábitos e principalmente: ir testando. Fazendo experimentações e verificando os resultados.

Vou prosseguir com este texto sobre posts para redes sociais focando nas plataformas mais famosas para tirar suas dúvidas sobre o quê publicar.

A Rede Social mais Famosa do Mundo

Sim, estou falando do Facebook, o colhedor de dados, que influencia eleições e libera os instintos mais selvagens de seu tio Agenor em época de eleição.

O quê publicar no Facebook? Claro que não vou dizer exatamente o que deve publicar, pois há negócios muito específicos. Mas se informar sobre o algoritmo do Facebook dá umas dicas, um caminho a se trilhar.

Eu já comentei em post passado sobre EdgeRack, o algoritmo da rede do Zucka da galera. Se não viu, recomendo.

Mas vou aproveitar este post de posts para redes sociais para fazer um resuminho bem básico.

Como já disse, o EdgeRank é um algoritmo do Facebook que avalia quais são os posts que geram mais engajamento na experiência de cada usuário. Como é comum que cada usuário tenha centenas de amigos, é necessário fazer um filtro das publicações mais relevantes para o gosto do perfil, de acordo com o seu histórico, para estimular que fique mais tempo na rede social.

Sendo assim, o post de seu amigo que costuma curtir e compartilhar mais irá aparecer sempre com mais frequência do que aquela sua amiga que não lhe desperta tanta atenção ou que publica pouco, mesmo se publicar no mesmo horário que o da amiga que te entretêm mais.

Ou seja, as publicações do Facebook não atinge a maioria dos seus amigos, seguidores etc. Estima-se que apenas 4,5% dos seguidores de uma página, por exemplo, são atingidos pelas suas publicações.

O que é muito pouco.

Para aumentar esse alcance é preciso investir em promoção de conteúdo, dá uns trocos para o Facebook e investir em conteúdo que gere mais engajamento.

O que esse algoritmo verificou é que postagens de fotos e vídeos recebem mais curtidas, comentários, compartilhamentos etc do que os posts para redes sociais com apenas textos e links.

E há explicação.

As fotos ocupam mais espaço na tela, por isso chamando mais atenção, e os vídeos também chamam atenção por ocupar mais espaço na tela, porém estimulam mais o engajamento, os comentários por apresentar conteúdos dinâmicos.

Ou seja, vemos uma tendência, certo? Facebook pede vídeo e fotos. Não que seja proibido outros tipos de conteúdo, o ideal é diversificar, mas priorize o audiovisual e as imagens.

Outro dado importante sobre posts para redes sociais, no caso para o Face, é que por ser uma plataforma tão popular, consegui atingir públicos variados, especialmente o jovem que não quer se sentir de maneira nenhuma excluído de qualquer círculo social relevante.

A Rede que Mata mais que Tubarão

Continuando com as dicas de posts para redes sociais, a bola da vez é o Instagram. Hoje chega a ser tão popular quanto o Facebook. O povo adora uma foto. Vi a notícia esses dias que morte por tentativa de selfie é mais frequente do que ataque de tubarão, ou algo do tipo. Jesus…

Como Insta e Face pertencem a mesma família, ao mesmo dono, a lógica do algoritmo é semelhante, senão idêntica: o que gera mais engajamento recebe prioridade na timeline dos usuários.

Por isso, promoção e posts populares devem fazer parte da rotina. E nos posts populares a atração pela imagem e vídeo se repete.

Mas no Insta é legal investir em fotos de bastidores. Fotos com a reunião da equipe de clientes, fazendo compras para empresa, enfim, as pessoas adoram saber mais da intimidade, do cotidiano que as câmeras não costumam mostrar. Claro que deve ter bom senso sobre o quê ou não revelar. Você será a diretora sobre os minis docs de sua vida.

Um recurso que faz mais sucesso que no Facebook é o uso de hashtags nas postagens. São essenciais para alcançar público. Cuidado para não exagerar. Entre 5 e 10 hashtags são suficientes.

A Rede Social do Textão

E os holofotes neste texto de posts para redes sociais vão para o Linkedin. Rede social voltada para assuntos profissionais, tratar de mercado de trabalho, debates sobre áreas específicas, contratação de profissionais e procura por oportunidades.

Se o seu papo é “aqui é trabalho” essa é a rede. E por ter esse perfil mais empresarial, abordar de assuntos relevantes, o Linkedin e a rede indicada para publicação de conteúdos mais densos.

Sabe aqueles textos para engajar, textos institucionais? Pense o Linkedin como um blog, mas um blog voltado para a sua área de atuação, do seu negócio. Assim como o Face e o Insta, o Linkedin permite a publicação de vídeos e que também geram boa visibilidade.

A Rede Social dos Nerds

Por incrível que parece nesse último tópico sobre posts para redes sociais é que os usuários do Twitter têm um perfil mais maduro. Sei que você vai lembrar agora da guerra diária de coxinhas e mortadelas, os constantes pedidos de boicote de A e de B e as agressões mútuas e gratuitas.

Mas… Isso não significa que seja o comportamento da maioria dos usuários dessa plataforma voltada para publicações de noticias objetivas, breves. Boa parte dos usuários usa a plataforma para se informar rapidamente, acessar conteúdos mais densos por meio de links que direcionam para outras páginas. Não podemos tirar da equação os robôs.

O que se concluir é que uma parte, não um todo dos Twitteiros ficam de chilique, mas é uma parte barulhenta.

O que costuma bombar no Twitter são postagens sobre negócios e assuntos de momento, notícias atuais e se atreladas a belas imagens melhor ainda.

Então minhas caras, essas foram as minhas dicas de posts para redes sociais, o que publicar, quando e para qual plataforma.

Espero que possa ter dado uma luzinha aí na cabeça de vocês e que te ajudem a preparar um bom conteúdo de marketing digital nas mídias sociais.

Qualquer dúvida, outras informações, dados que queiram contribuir, não deixem de colocar nos comentários, valeu?

marketing digital agencia

Mylena Torres

gerente de contas e relacionamento

Oi, sou Mylena, a mente estratégica por trás das contas e relacionamentos na Almaz. Especialista em redes sociais, trago inovação e engajamento para nossos clientes. Além do amor pelo marketing, sou apaixonada por cachorros. Meu objetivo é criar conexões memoráveis e valiosas com nossos clientes. Junte-se a nós para transformar ideias em resultados!

Conteúdos relacionados.

Transformando Negócios Através de Marketing, Inteligência e Tecnologia

Em um mundo em constante evolução dos negócios e do marketing, a busca por soluções inovadoras e estratégias eficazes tornou-se...

5 Dicas para Escolher a Melhor Agência de Marketing para Sua Pequena Empresa

Você tem grandes necessidades e objetivos, mas sua experiência é ínfima e o seu orçamento, minguado? A solução com certeza...

PRINCIPAIS ERROS para Evitar ao Planejar uma Estratégia de Marketing Digital!

Pensando em investir em estratégia de marketing digital? Bem-vindo ao rolê! Marketing digital está se tornando tão necessário quanto água...

Aumente seu Impacto com a nossa assessoria de marketing e vendas

Não nos limitamos a cuidar somente do seu negócio; através da nossa Assessoria de Marketing e Vendas, otimizamos e impulsionamos seu caminho para o sucesso completo.