Por Que sua Empresa Precisa Realmente de um Plano de Marketing?

Pelo título, você já sacou que o objetivo do texto será o de te convencer que sua empresa precisa de um plano de marketing. Se você tem dúvida em relação a isso, possivelmente questione sobre a necessidade de contar com um “plano”.

É compreensível que em tempos de redes sociais algumas pessoas pensem assim. Afinal, de repente, do nada “explode uma pessoa”, um post viraliza e um ilustre anônimo se torna uma celebridade.

E pelo que se percebe dessas postagens é que se trata de um conteúdo feito sem grandes pretensões.

Alguém resolveu pegar uma câmera e filmar algo que julga interessante, ou compartilhar uma experiência, um pensamento que ache oportuno e bum! Milhões de seguidores de um dia para o outro e cara de atônito no espelho sem saber como isso foi acontecer.

Muitos desses conteúdos não são planejados, são espontâneos, uma pessoa e seu carisma, sua visão particular e inusitada do mundo; sua vivência única.

Sendo assim, não seria mais razoável investir em conteúdos desse perfil em vez de gastar muita massa cinzenta e – dinheiro – com plano de marketing?

Considere os seguintes pontos

Parece uma solução ótima inicialmente. O marketing ao estilo Gláuber Rocha, uma câmera na mão e uma ideia na cabeça e pronto.

Porém, é preciso considerar alguns pontos.

Você estará disposto a ser o rosto do seu negócio? A pessoa a se associar a sua marca? Você terá tempo para se dedicar ao marketing da sua empresa? Você desempenha bem na frente das câmeras, tem carisma?

É importante que tenha em mente que os posts virais espontâneos, sem pretensão de serem grande coisa, mas que se tornam independente disso, são exceções e não a regra.

Pense em quantas pessoas, e empresas, usam redes sociais hoje? Melões, muitos melões, quase não dá pra pensar em quem não esteja na internet. E quantos realmente acontecem nas redes sociais? Pouquíssimos.

Viralizar na internet deve ser uma meta, mas não pode ser incluída como o plano A, B ou C. A maioria dos produtores de conteúdo sobrevivem impactando um público específico, um nicho e assim conseguem pagar as suas contas.

Um exemplo disso é quando você ouve falar de uma pessoa que nunca viu mais gorda e descobre que ela tem milhares ou milhões de seguidores.

Vivemos em bolhas separadas, mas com nutrientes o bastante para manter cada um na sua bem-alimentado.

O seu segmento é popular?

E há de se considerar o seu nicho de atuação. Uma coisa é tentar vender a sua imagem, sua capacidade engajar, ou trabalhar com segmentos muito populares, como fast food, cerveja, etc.

Outra, é trabalhar com software de gestão, contabilidade, áreas que não têm muito apelo e algo físico para se destacar.

Nesses casos, o mais comum e seguro é investir em um plano de marketing. Porque o plano cuidará de analisar todos esses pontos fortes e fracos do seu negócio, quem é o seu público, onde ele está e quais dores precisam curar.

Com tais informações é possível elaborar um plano detalhado e eficaz que mesmo que não consiga colocar um chamariz imediato no seu negócio, conseguirá com o tempo atrair o público que necessita para se manter competitivo.

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é uma ferramenta de gestão que capta e analisa todos os dados e informações relevantes de um negócio para traçar estratégias que atinjam os interesses da marca.

É o plano de ação que define onde e como a empresa irá se comunicar com o seu público para atraí-lo e engajá-lo.

Plano que pode engloba tanto o marketing digital como o convencional, o off-line.

No plano de marketing se analisa as possibilidades mais promissoras conforme as necessidades e condições do empreendimento.

O plano eficaz deve ser personalizado, apresentar métricas confiáveis e um cronograma para conferir seus efeitos.

O plano de marketing não é imutável. É natural que haja correções de rota durante o caminho, principalmente no começo, pois é inevitável se trabalhar com tentativa e erro. O mundo está girando rápido demais, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, e o tempo todo.

Logo, não é possível acomodar-se numa estratégia e permanecer placidamente nela por anos a fios.

Esqueça isso. É preciso se atualizar e experimentar e fazer isso seguindo um plano, reduz os riscos, pois o fará em contexto que detêm mais controle sobre suas ações.

Você não planeja?

E vamos combinar: você conduz sua vida sem planejar nada? Você escolheu o curso da faculdade no cara e coroa? Abriu a empresa sem saber se o ramo é lucrativo, tem futuro ou está bem localizado? Você pediu sua esposa em casamento sem ter menor noção de quem ela era ou que pensa da vida?

Não, né? Espero que não, pois isso é viver perigosa e inconsequentemente.

Se não é recomendável fazer isso na sua vida particular, por que o faria com a sua empresa? Por que o faria com um setor tão importante quanto o marketing?

Ter um plano é empenhar esforços para uma direção, um rumo definido que te levará a algum lugar. Do contrário, estará navegando sem destino pelo oceano.

Como criar um plano de marketing?

Não vou mentir para você. É trampo. Como disse lá em cima, é necessário realizar todo um trabalho de pesquisa. Pesquisa que deverá fornecer os seguintes dados:

  • Quem é o seu público?
  • O que ele precisa?
  • Onde está?
  • Qual é a melhor maneira de atraí-lo?
  • O que a concorrência está fazendo?
  • Qual a linguagem mais adequada para se comunicar com o seu público?
  • Qual conteúdo seu público consome?

Entre outros. Depois virá a fase da definição de estratégias. Quais plataformas usar e o tipo de conteúdo a se desenvolver e a frequência a se publicar. Posteriormente, a fase da produção do conteúdo e monitoramento de resultados.

É necessária muita mão de obra, dedicação e tempo para elaborar e pôr em prática o plano de marketing, mas não é um esforço em vão: dá resultado.

E o melhor: você não precisa se ocupar com todas as fases desse processo.

Eu posso te ajudar!

Eu e minha agência podemos te ajudar com o eu plano de marketing, porque prestamos trabalho de consultoria.

Fazemos pesquisa e preparamos um relatório completo indicando os melhores caminhos para o marketing da sua empresa.

Garantimos que você não precise se desviar do seu core business e tenha em mãos um plano de marketing detalhado e completo.

Interessou? Envie uma mensagem. Vamos decolar juntos!

Gostou deste conteúdo sobre plano de marketing? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!

consultoria de marketing digital valor

Mayara Torres

ceo/head de marketing

Ei pessoal, sou a Mayara Torres, a mente brilhante por trás da Almaz. Quando não estou ocupada estudando o universo dos negócios, você me encontrará desvendando os mistérios cósmicos. Sou graduada em Publicidade e Propaganda e Design, e como boa virginiana, a perfeição é meu sobrenome. Além de CEO, sou uma líder apaixonada que busca não apenas resultados, mas também construir parcerias duradouras. Na Almaz, não criamos apenas estratégias de marketing; criamos experiências que impactam e transformam. Vamos nessa!

Conteúdos relacionados.

Transformando Negócios Através de Marketing, Inteligência e Tecnologia

Em um mundo em constante evolução dos negócios e do marketing, a busca por soluções inovadoras e estratégias eficazes tornou-se...

5 Dicas para Escolher a Melhor Agência de Marketing para Sua Pequena Empresa

Você tem grandes necessidades e objetivos, mas sua experiência é ínfima e o seu orçamento, minguado? A solução com certeza...

PRINCIPAIS ERROS para Evitar ao Planejar uma Estratégia de Marketing Digital!

Pensando em investir em estratégia de marketing digital? Bem-vindo ao rolê! Marketing digital está se tornando tão necessário quanto água...

Aumente seu Impacto com a nossa assessoria de marketing e vendas

Não nos limitamos a cuidar somente do seu negócio; através da nossa Assessoria de Marketing e Vendas, otimizamos e impulsionamos seu caminho para o sucesso completo.