Todo bom planejamento precisa estabelecer metas e prazos. No caso da estratégia orgânica, o critério utilizado para medir os resultados é o mesmo empregado para avaliar desempenho de outras áreas do marketing digital.
Você que já teve contato com esse universo certamente já ouviu falar do ROI. Caso este universo seja completamente novo para você, o Retorno Sobre Investimentos (da sigla em inglês, ROI), é uma métrica para identificar quanto o investidor está lucrando com a estratégia empregada.
A fórmula do ROI é: Receita menos os custos gerados pela campanha. Em geral, esses cálculos são simples de fazer, mas calcular o retorno obtido pela estratégia orgânica é mais complicado devido a muitas variáveis.
É necessário primeiro adotar algumas métricas para identificar valores que possam ser calculados para se chegar ao ROI.
Pra quem está começando a estudar essas questões relacionadas ao marketing digital, às últimas linhas podem ter parecido um dialeto marciano, mas calma que tudo vai melhorar prosseguindo na leitura.
A tia vai pegar na tua mão e te ajudar atravessar a rua.
Vem!
O que é estratégia orgânica? Qual retorno oferece?
Comecemos pelo básico. Do que se trata a tal da estratégia orgânica? É uma estratégia de produção de conteúdo que visa conquistar o interesse espontâneo de potenciais clientes.
Para tanto, necessita se posicionar naturalmente (sem necessidade de investir em anúncios) em locais que recebem alto volume de tráfico.
Esses locais são a primeira página dos resultados de pesquisas de sites de busca, o mais famoso é o Google.
Diversas pesquisas apontam que a maioria dos usuários desses sites clica somente em links posicionados na primeira página de resultados da busca.
Logo, ter um link no topo de uma busca relacionada à área do seu negócio pode ser muito lucrativo, pois estará em destaque para um público interessado em saber mais sobre o seu segmento sem ter precisado investir em anúncio pago.
Os cliques obtidos dessa forma são classificados como “cliques orgânicos”. Se caracterizam como cliques de potenciais clientes que “acharam” o site em uma pesquisa simples no Google, ou em outro buscador, e clicaram nele por livre e espontânea vontade.
Para conseguir figurar na primeira página dos resultados de pesquisas desses sites é necessário cumprir uma série de requisitos, de critérios estabelecidos pelos buscadores para priorizar determinados conteúdos em detrimento de outros.
É aí que entra a estratégia orgânica.
O SEO como ferramenta principal da estratégia orgânica
A estratégia orgânica visa produzir conteúdo numeroso em espaços digitais privilegiados para aumentar o tráfego orgânico de determinados domínios.
O principal recurso para alcançar esse objetivo é a aplicação de Search Engine Optimization (SEO).
Trata-se de um conjunto de critérios estabelecidos pelos mecanismos de busca para destacar conteúdos nas primeiras páginas de resultados de uma pesquisa.
Um dos principais critérios é o emprego da palavra-chave, os termos digitados no campo de pesquisa ao longo do texto. Ele precisa ser usado em x vezes (depende do tamanho do texto) e em locais estratégicos.
Os resultados não costumam ser rápidos. A estratégia orgânica é um projeto de médio e longo prazo. Os primeiros resultados costumam sair de 3 a 6 meses, a depender da competitividade das palavras-chave.
As redes sociais também fazem parte de uma estratégia orgânica por poder atrair cliques espontâneos de potenciais clientes alcançados por suas publicações.
Como calcular o ROI de uma estratégia orgânica?
Como explicado no começo do artigo, usa-se a fórmula do ROI para analisar os resultados da estratégia orgânica baseada em SEO.
Mas identificar com precisão o retorno desse investimento não é tão simples, embora também não seja um quebra-cabeça avançado, como verá a seguir.
Monitore o tráfego orgânico
Um das métricas para identificar o ROI da estratégia orgânica é avaliar se houve aumento do volume do tráfego orgânico desde o início do investimento e se esse aumento corresponde às expectativas inicialmente traçadas.
Para identificar o volume do tráfico, acesso o Google Analytics do site de sua empresa para avaliar quantos usuários chegaram ao domínio de sua empresa pelos mecanismos de busca.
Consulte se há links externos
Outra forma de avaliar se a estratégia orgânica está no caminho certo para gerar os resultados esperados é consultar se há links de outros sites direcionando para o seu.
Esses links contam muito para os algoritmos dos motores de buscam, pois interpretam que a página que insere o link aprova e recomenda o conteúdo. Quanto mais prestígio esse site tiver, melhor para o seu blog.
No entanto, tenha ciência que qualidade é melhor que quantidade quando se trata de links externos.
Os sites a inserir um link redirecionador para sua página precisa fazer sentido para o seu ramo de atuação.
Se sua loja trabalha com venda de artigos esportivos, por exemplo, é desejável que os links externos redirecionadores sejam de páginas relacionadas a esse universo para fortalecer a imagem de sua empresa como referência do setor.
Confira a posição na SERP
Conferir a posição na Search Engine Results Page (SERP), ou seja, a lista de resultados dos sites buscas, é outra métrica de análise interessante.
Quanto mais alto estiver o posicionamento na SERP, mais cliques orgânicos seu site obterá.
Verifique o aumento de receitas relacionadas à estratégia orgânica
Avaliando todos esses dados, poderá identificar com mais facilidade os negócios que tiveram como origem o tráfego orgânico.
Com essa informação, poderá aplicar a fórmula ROI e chegar a uma conclusão sobre a estratégia orgânica empregada. Se ela está correspondendo às expectativas ou se precisa de ajustes.
Comece hoje para colher lá na frente
Apesar de ser um investimento de longo prazo, a estratégia orgânica gera excelentes resultados quando bem feita.
Muitas empresas começam investindo de 5% a 10% de seu orçamento de marketing e posteriormente acabam reduzindo em 50%, ou mais, o que costuma gastar com anúncios.
A depender do seu ramo de atuação e de suas necessidades, é possível vislumbrar no futuro não precisar gastar mais um centavo com anúncios pagos. Viver só de tráfego orgânico! Não seria ótimo para o seu negócio?
Então comece a investir em estratégia orgânica hoje mesmo para não adiar mais essa prazerosa colheita.
Não sabe por onde começar? Podemos te ajudar! A Almaz é uma agência de marketing digital voltada para empresas de pequeno porte e microempreendedores. Temos soluções sob medida para você e que cabem no seu bolso. Entre em contato!
Gostou deste conteúdo sobre como medir os resultados de sua estratégia orgânica? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!