Tempo estimado de leitura: 12 minutos
Para muitos a escolha da melhor estratégia de lançamento acaba sendo mais difícil do que ter a ideia do produto ou serviço a se lançar no mercado. Sem dúvida, o conceito por mais difícil que seja para ser desenvolvido não significa garantia de sucesso.
É apenas o começo do trabalho.
Quantos projetos, boas ideias, que você viu nascer e não andaram para frente porque não conseguiram alcançar o público desejado ou não foram apresentados de modo a serem entendidos pelo mercado que se pretende atingir?
Uma boa ideia sem uma boa estratégia de lançamento, uma boa estratégia de comunicação, está fadada a ser apenas mais uma entre tantas que existem, não importa se boas ou más.
Geralmente os fracassos têm como ponto em comum o amadorismo dos idealizadores do projeto quanto à divulgação, ao trabalho de marketing. São perfis que fazem um lançamento sozinho acreditando que a força de sua ideia bastará por si mesma para atrair a atenção que almeja.
Isso de fato pode ocorrer, já ocorreu várias vezes, mas isso não é regra, é exceção. Diante desse cenário, vale o questionamento: para um projeto que pode significar o ponto de virada de sua vida vale a pena arriscar e se lançar sozinho no mar de tubarões?
O que Pretendemos com este Artigo?
Este post está direcionado para você que acredita que tem uma grande chance nas mãos, algo diferente, inovador ou com grande potencial para mudar o patamar de sua vida financeira, mas não conta com uma grande estrutura, o suporte de uma empresa ou patrocinador para fazer o lançamento do produto ou serviço.
Para você que não acredita ter condições financeiras para contratar profissionais experientes que elaborem e executem uma estratégia de lançamento ou condições para bancar suas ideias.
Para você que acredita que apenas espelhar a sua estratégia de lançamento a de uma que obteve o sucesso que almeja será o bastante.
Neste post temos como meta mostrar que existem diferentes tipos de estratégias de lançamento, apontar quais são as mais indicadas para determinados tipos de situações e quais melhor se encaixam ao seu objetivo.
Também pretendemos indicar quais são as suas possibilidades de investimento para o lançamento de seu produto, mesmo não contando com um orçamento de uma grande empresa.
Se você se encaixa em alguns dos perfis apresentados, está estudando alternativas para o lançamento de sua ideia, recomendamos fortemente a leitura dos próximos tópicos.
Copiar uma Estratégia de Lançamento Vencedora não é Garantia de Sucesso?
Hoje se tem a impressão que apenas basta fazer perfil em redes sociais, usar Ads, fazer vídeo e depois apenas aguardar os resultados. Tal impressão é passada por exemplos de casos bem sucedidos que se valeram desse tipo de estratégia.
Mas já parou pra pensar quantos milhares de pessoas seguiram pelo mesmo caminho e não tiveram nem de perto o mesmo sucesso? O quê as diferencia dos cases de sucesso? O quê as diferencia de você nesse momento?
O fato é que nas estratégias de lançamento bem sucedidas o público geralmente fica sabendo apenas da escolha que foi feita, a estratégia utilizada e não dos motivos que levaram a escolha de determinado planejamento.
Esse é o ponto crucial. A estratégia certeira é aquela que melhor utiliza as potencialidades de um negócio e reduz as limitações dos pontos deficientes.
Portanto, a primeira lição para a escolha de uma estratégia de lançamento vencedora é olhar para o interno antes de se projetar para o externo.
Um Exemplo
Usar vídeos como base central de sua estratégia de lançamento, a exemplo de um famoso youtuber que conseguiu retorno extraordinário com essa ação, pode não ser o mais indicado para o seu caso se não contar com uma base sólida de contatos.
Se você não tiver engajado um público que conheça e aprove o seu trabalho, dificilmente obterá retorno sequer semelhante ao exemplo de inspiração.
Esse é apenas um exemplo.
A seguir, vamos elencar as principais estratégias de lançamento, descrevê-las brevemente e apontar para que tipo de perfil são mais indicadas.
Confira!
Estratégias de Lançamento
Lançamento Semente (LS)
Essa estratégia é a mais indicada para os que não contam com grande aporte financeiro, porque é o lançamento mais simples e barato de se fazer. Mesmo aqueles que não têm sequer um produto em mãos podem se beneficiar desse tipo de estratégia de lançamento.
Como assim?
Como o nome já deixa sugerido, é uma estratégia indicada para desenvolver ou captar uma ideia embrionária, ou seja, plantar uma semente de projeto e com a ajuda de interessados florescê-la até que resulte no retorno esperado.
A ideia base é essa:
Atrair pessoas interessadas em determinado assuntos e estimulá-las a expor seus problemas e desejos relacionados ao tema. A partir dessas informações reunidas, aprimorar ou desenvolver uma ideia que atenda as necessidades reveladas pelo público engajado.
Esse lançamento pode servir tanto para se obter ideias como para fazer testes e chegar na conclusão se vale a pena ou não seguir adiante com o projeto.
O interessante dessa estratégia de lançamento é que é possível conseguir levantar fundos com a pré-venda mesmo não tendo um produto pronto.
Lançamento Semente e Hiper Lançamento Semente (HLS)
Há duas categorias dessa modalidade de lançamento. A Lançamento Semente (LS) e a Hiper Lançamento Semente (HLS).
Qual a diferença entre as duas?
A lógica é parecida, mas a diferença se encontra no estágio do projeto.
Chama-se de Lançamento Semente o projeto que já conta com uma ideia de produto e uma lista de contatos. A principal necessidade seria a de obter um pré-financiamento ou fazer testes, aprimorar o produto.
É considerado Hiper Lançamento Semente o projeto que está começando do zero. Isto é, não há produto, lista, não se tem expertise e nem posicionamento. A necessidade é descobrir a necessidade do público, o que deseja, o que busca e quais são as suas possibilidades para entregar a solução requisitada.
Lançamento Interno (LI)
A estratégia de Lançamento Interno é certamente uma das mais eficazes, pois ela é voltada para a base de contatos.
Isso significa que é uma opção mais indicada para quem já conta com uma boa base de contatos construída ao longo de meses ou até anos.
É onde pode se encaixar o exemplo do Youtube famoso, embora não seja necessário ter uma projeção tão grande, basta ter uma base engajada e suficiente numeorsa para atingir suas metas.
O conteúdo de divulgação e convencimento é produzido e direcionado para a base de contatos (por isso é chamado “Lançamento Interno”, é voltado para o público que se tem cativo, que lhe é familiar).
É a opção de lançamento que oferece as maiores chances de faturamento pelo fato do público atingido conhecer previamente o seu trabalho. Contudo, como dito antes, é necessário que você tenha essa base de contatos.
Caso esteja partindo do zero, ninguém sabe sequer da existência de seu trabalho, essa opção não é a mais indicada (nem para próxima estratégia de lançamento a ser detalhada a seguir).
Para o LI, o uso de vídeos é eficiente porque seus contatos podem compartilhar com os amigos e assim colaborar para aumentar a visibilidade de seu produto ou serviço.
Lançamento Externo (LE)
O Lançamento Externo seria o passo seguinte do Lançamento Interno. A partir da sua lista de contatos você constrói a imagem de sua marca para atrair novos clientes.
O investimento dessa estratégia de lançamento costuma ser maior, mas se bem executada e em conjunto com a estratégia de LI pode render retorno maior.
Lançamento Perpétuo (LP)
A ideia é preparar um lançamento para os seus contatos, mas deixá-lo sempre ativo para os novos que entrarem na sua lista. Você pode automatizar essa campanha para ser exposta aos novos interessados e, assim, ganhar muito em tempo.
No entanto, é primordial para sua eficácia que anteriormente esse material tenha tido êxito em captar leads e aumentar as vendas.
Relançamento (RL) (RX2)
O nome é autoexplicativo: repetir um lançamento.
E qual seria a diferença para o Lançamento Perpétuo? A diferença é que o LP é uma campanha permanente voltada para novos contatos. O Relançamento é uma nova campanha, de tempo limitado, mas usando o mesmo material da primeira.
Essa estratégia de lançamento é usada para impulsionar novamente as vendas usando um material que obteve bom desempenho anteriormente com a vantagem de não precisar ter muito trabalho para desenvolvê-lo.
No entanto, dificilmente seu desempenho será tão eficaz quanto o primeiro.
A segunda modalidade de Relançamento é a RX2.
Se trata de usar um material de lançamento anterior como base, no entanto, incrementando-o com algumas melhorias, adicionando novo material, melhorando a oferta, etc.
Nessa modalidade de Relançamento o gasto financeiro e de tempo são maiores.
Lançamento Relâmpago (LR)
A proposta do Lançamento Relâmpago é obter um bom volume de vendas em um curto espaço de tempo. A ideia é criar uma oferta especial com duração máxima de 7 dias.
Geralmente para persuadir o público a fazer o investimento nesse período específico adicionam-se benefícios para quem realizar as primeiras compras. Exemplo: os primeiros compradores ganham 2 produtos brindes ou um bônus especial.
O e-mail marketing é uma ferramenta interessante caso não tenha uma base de contatos. Se você tiver, ficará a seu critério a melhor forma de interação.
Lançamento de Afiliado (LA)
Segue a mesma proposta da estratégia de Lançamento Relâmpago. A grande diferença é que em vez de oferecer o seu produto ou serviço irá oferecer produto de terceiros.
Exemplo: durante x período de tempo haverá bônus exclusivo fornecido pelo dono do produto ou por você mesmo.
Outra possibilidade é adicionar artigos extras ou fazer um preço promocional.
Os Resultados da Estratégia de Lançamento não Vieram e Agora?
Você analisou bem a sua situação, conheceu as principais estratégias de lançamento, escolheu a que julgou mais adequada e mesmo assim não obteve o retorno que esperava?
Talvez você não tenha escolhido as melhores ferramentas pata divulgar o seu produto, não tenha feito conteúdo no volume preciso ou não tenha usado a linguagem adequada.
Em todo caso, é muito provável que tenha faltado especialistas para te orientar e produzir um bom material de campanha de lançamento.
Mesmo entendendo quais são suas potencialidades e deficiências e o tipo de estratégia de lançamento mais adequada para o seu momento, isto pode não bastar.
Como apontado, ainda é preciso volume, constância e tom adequado, requisitos que nem todos têm condições de entregar ou de saber, mesmo sendo muito empenhado.
Sem dúvida contar com profissionais qualificados em marketing digital aumenta em muito as chances de sucesso.
Possívelmente deve ter pensado: mas quem não tem recursos de contratar profissionais da área de marketing, como fica?
Vamos responder com outra pergunta: será que não tem condições mesmo?
Soluções para Microempreendedores, Pequenas e Médias empresas
Há a concepção equivocada que contar com um time de especialistas para auxiliar na estruturação e execução de uma estratégia de lançamento seja algo viável apenas para grandes empresas e empresários.
Isso é um mito. Há oferta de profissionais para todo o tipo de demanda. Claro que há profissionais e agências voltadas para grandes empresas e só aceitam trabalhar com grandes projetos que normalmente exigem investimento vultoso.
Contudo, não há espaço apenas para grandes projetos. Uma empresa menor, por exemplo, pode precisar apenas do retorno de 1/3 de uma gigante para alcançar suas metas. Um microempreendedor menos ainda.
Como há uma grande oferta de profissionais da área de marketing disponível no mercado e não há tantas empresas de grande porte disponíveis, o movimento natural é se voltar para outro perfil de cliente.
É exatamente esse movimento que vem ocorrendo nos últimos anos. Principalmente porque se percebeu que boa parte das pequenas e médias empresas ainda não investe em marketing digital.
Professais freelancer e agências de marketing começaram a surgir inteiramente voltadas para MEIs, pequenas e médias empresas. Eles acabam adaptando seus serviços e valores a realidade desse perfil de cliente.
Mesmo não se obtendo o mesmo lucro, por trabalho, do que teriam com grandes empresas, a conta fecha no atacado, isto é, ao fecharem vários projetos.
Contudo, certamente o mais indicado é investir em agências de marketing voltadas para pequenas empresas.
Esse tipo de agência costuma ter todos os recursos que uma campanha de lançamento necessita e também pode desenvolver um plano de ação.
Um diferencial em relação aos freelancers, pois normalmente esse tipo de profissional executa apenas um tipo de atividade.
Uma agência full service fornece todos os serviços de marketing que possa necessitar. Conta ainda com trabalho de consultoria, ou seja, é capaz de elaborar uma estratégia de lançamento personalizada para o seu negócio.
Caso não possa mais investir em uma agência, a própria poderá indicar profissionais de confiança que trabalham como freelancer para continuar a fazer os trabalhos essenciais na comunicação de sua empresa.